Política

Ação contra Capitão Alden vai para Conselho de Ética; deputado fez acusação milionária contra colegas

Entenderam os integrantes da Mesa Diretora, seguindo o bem fundamentado parecer do procurador da Alba, que o deputado Capitão Alden pode ter incorrido nas condutas tipificadas nos artigos 138 e 139 do Código Penal Brasileiro

Por Da Redação

Ação contra Capitão Alden vai para Conselho de Ética; deputado fez acusação milionária contra colegasdivulgação/Alba

Por unanimidade, os integrantes da Mesa Diretora do Legislativo decidiram receber a representação feita por parlamentares do bloco oposicionista contra o deputado Capitão Alden (PSL), que será encaminhada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para investigação. Os membros do colegiado acataram os termos do parecer apontado pelo chefe da Procuradoria Jurídica da Assembleia, Graciliano Bonfim, que encontrou substância na representação assinada por dez deputados oposicionistas, “rechaçam” as afirmações divulgadas em redes sociais pelo deputado do PSL.


Entenderam os integrantes da Mesa Diretora, seguindo o bem fundamentado parecer do procurador da Alba, que o deputado Capitão Alden pode ter incorrido nas condutas tipificadas nos artigos 138 e 139 do Código Penal Brasileiro que dispõe sobre crimes contra a honra, bem como violou o decoro parlamentar em dispositivos do Código de Ética da Alba. A pena para tais condutas é a suspensão temporária ou a perda do mandato eletivo – observando-se o amplo direito a defesa, o contraditório, e manifestações de retratação do parlamentar no curso do trabalho do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.


O parecer do procurador Graciliano Bonfim foi publicado no Diário Oficial Eletrônico, Caderno do Legislativo, que circulou nesta quarta-feira (12/5). Tão logo tomou conhecimento do teor do documento, o presidente Adolfo Menezes o deferiu a representação dos oposicionistas e encaminhou o parecer imediatamente, também por meio eletrônico, para todos os deputados estaduais e convocou a sessão extraordinária da Mesa Diretora que acabou aceitando o parecer.


Acompanha o parecer os vídeos e várias matérias jornalísticas em que as falas consideradas ofensivas do Capitão Alden estão expressas. Caberá agora ao Conselho de Ética Decoro Parlamentar traçar um cronograma de trabalho e examinar todas as nunces desse episódio inédito na história recente do parlamento baiano, inclusive manifestações posteriores, igualmente públicas do deputado Capitão Alden em que se retratada da postagem que motivou a representação. O presidente do colegiado, deputado Marquinhos Viana (PSD), deverá convocar uma reunião tão logo a representação chegue formalmente a seu conhecimento – o que deve ocorrer imediatamente.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.