Carrefour se retrata após polêmica sobre importação de carne do Mercosul
Fontes do setor de frigoríficos confirmaram que o fornecimento de carne para o Carrefour no Brasil será retomado após o pedido de desculpas oficial
O Carrefour divulgou na manhã desta terça-feira (26) um comunicado de retratação após declarações que geraram polêmica envolvendo a importação de carne do Mercosul. A carta foi endereçada ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (leia íntegra da carta aqui).
Na semana passada, Alexandre Bompard, CEO da rede varejista, afirmou que a empresa priorizaria produtores franceses e deixaria de comprar carne proveniente do Mercosul. A declaração provocou reações no agronegócio brasileiro e levou grandes frigoríficos, como JBS e Marfrig, a suspenderem temporariamente o fornecimento para o Carrefour no Brasil.
+ Ministro da Agricultura critica embargo francês e apoia boicote ao Carrefour
Pedido de desculpas
Em um comunicado divulgado nesta terça, o Carrefour lamentou o episódio e reforçou a importância de sua relação com o setor agrícola brasileiro. "Lamentamos que a nossa comunicação tenha sido interpretada como uma forma de pôr em causa a nossa parceria com a agricultura brasileira e uma crítica a ela", diz a nota.
A empresa também reconheceu a necessidade de amenizar os impactos causados pelas declarações anteriores. "É nossa responsabilidade apaziguar as divergências que o comunicado sobre a carne do Mercosul gerou com o Brasil", afirmou o Carrefour, destacando ainda que "melhor do que ninguém, conhecemos os padrões que a carne brasileira atende, sua ótima qualidade e sabor. Continuaremos a promover os setores agrícolas brasileiros como fazemos no Brasil há quase 50 anos".
Fontes do setor de frigoríficos confirmaram, segundo o portal UOIL, que o fornecimento de carne para o Carrefour no Brasil será retomado após o pedido de desculpas oficial.
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).