Política

Com estado líder em assassinatos no país, governador da Bahia propõe ações para combate à violência

"Trabalho das forças policiais é importante, mas queremos integrar com ações de cultura, educação, alimentação, emprego e oportunidade", disse Jerônimo Rodrigues sobre projeto

Por Da Redação

Com estado líder em assassinatos no país, governador da Bahia propõe ações para combate à violênciaPaulo Mocofaya/Agência AL-BA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entregou nesta quinta-feira (13/3) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um projeto de lei que propõe a instituição do "Bahia Pela Paz", programa que pretende diminuir os índices de violência no estado por meio de ações integradas de diversas áreas, como cultura, educação e emprego.
O projeto foi entregue um dia depois a Bahia ser apontada pelo quinto ano consecutivo como estado com mais mortes violentas no Brasil, de acordo com a pesquisa "Monitor da Violência". Foram 4.848 assassinatos em 2023. O dado representou uma queda de 4,1% no número de homicídios, mas a diminuição não foi suficiente para tirar o estado da liderança das mortes violentas no país.
PROJETO
Na entrega do projeto, Jerônimo pontuou a importância da integração de diferentes pastas na elaboração do programa. "Trabalho das forças policiais é importante, mas queremos integrar com ações de cultura, educação, alimentação, emprego e oportunidade. Sabemos que a segurança pública diz respeito a outras ações. É isso que nós trazemos aqui, com esse projeto", pontuou o governador.
Se aprovado pelos deputados da AL-BA, o programa será desenvolvido em comunidades de todo o estado, segundo o governo. De acordo com o projeto, o programa consiste no conjunto de atividades desenvolvidas por diversos órgãos do Poder Público, com participação da sociedade civil, para promover a redução da criminalidade e violência na Bahia.
O documento entregue para a aprovação na AL-BA é uma alteração da Lei Estadual 12.357/2011, com a proposta de instituir o Núcleo de Gestão do Bahia Pela Paz, que devem exercer atividades de assessoramento técnico-operacional; o Comitê Executivo: órgão consultivo e deliberativo para monitorar as ações; e Câmaras Intersetoriais, que devem propor e definir diretrizes e políticas setoriais que contribuam para o impacto do "Bahia pela Paz".

LEIA MAIS: ‘Estou muito contente, mas precavido’, diz Jerônimo sobre a ponte Salvador-Itaparica
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.