Política

'É urgente a volta da exigência do diploma para jornalistas', diz presidente da ABI em fórum nacional

Secretários estão reunidos com foco em campanhas pela redução dos acidentes graves de trânsito e no entendimento e combate à desinformação

Por Da Redação

'É urgente a volta da exigência do diploma para jornalistas', diz presidente da ABI em fórum nacionalDivulgação/Robson Cesco
Nesta terça-feira (4/6), os secretários estaduais de Comunicação do país se reuniram para discutir o cenário atual do setor, impactado pela centralidade das tecnologias de informação. O debate foi no 5° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Brasília.
Os secretários debateram sobre as novas formas de consumo de informação e conhecimento, a inteligência artificial no dia a dia das equipes, os impactos da desinformação, o esgotamento de modelos de pesquisa e monitoramento das notícias e a falta de regulamentação da comunicação.
No evento, a especialista em marketing Rosário Pompeia destacou a necessidade de se compreender a inteligência artificial, o surgimento das fake news e o funcionamento da comunicação por plataformas sociais. "A comunicação deve estar na estratégia de governo todo o tempo", disse Rosário.
Em palestra para os secretários estaduais de comunicação reunidos no fórum, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, abordou a falta de regulamentação da profissão de jornalista no Brasil desde 2009, quando o diploma de Jornalismo deixou de ser obrigatório para o exercício da profissão.
"Nossa profissão tem um código de ética que faz falta para este momento de proliferação de notícias falsas. É urgente a volta da exigência do diploma [para jornalistas]. Cuidar da regulamentação é apoiar um jornalismo de qualidade", afirmou Octávio Costa.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quarta-feira (5/6), o fórum vai debater a realidade do trânsito no Brasil e seus reflexos sociais com o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão.
O senador Eduardo Gomes (PL-TO) vai tratar do Projeto de Lei sobre Inteligência. Além disso, será abordado o tema "A importância e os desafios da comunicação pública no Brasil do século XXI", apresentado pela presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública.
A presidente da Associação de Marketing Promocional, Heloísa Renata de Santana, discorrerá sobre como utilizar o Live Marketing na comunicação governamental. A última apresentação do segundo dia de evento será TV 3.0, com Cristiano Flôres, diretor Geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.
Ao fim do encontro, os gestores de comunicação dos Estados vão assinar uma carta-compromisso, elencando prioridades a fim de melhorar a comunicação pública em todo o país.
LEIA MAIS: Secretarias de Comunicação do Brasil criam parcerias para enfrentamento à desinformação
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
 
 
 
 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.