Marcelo Lyra: ‘O Brasil é a Arábia Saudita da fotossíntese’
Para Lyra, o país possui um potencial único para liderar a transição energética mundial por meio de sua matriz renovável
Em entrevista ao programa Linha de Frente, conduzido pelo jornalista Pablo Reis, Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Acelen, destacou a posição privilegiada do Brasil no cenário energético global. Para Lyra, o país possui um potencial único para liderar a transição energética mundial por meio de sua matriz renovável.
Durante a conversa, ele afirmou: “O Brasil é a Arábia Saudita da fotossíntese”, em referência à capacidade de transformar energia solar em combustíveis e alimentos de forma eficiente.
Lyra ressaltou que, ao contrário de muitas nações que ainda estão buscando soluções sustentáveis para reduzir emissões de carbono, o Brasil já possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. “O trabalho que a maioria das nações procura fazer para 2030 ou 2050, nós já fizemos. Somos credores nessa questão”, pontuou.
Ele explicou como a produção de biocombustíveis é uma solução essencial para a transição energética global, aproveitando a capacidade do Brasil de capturar carbono da atmosfera por meio da fotossíntese. “A Arábia Saudita é o país mais competitivo do mundo na produção de petróleo. Nós somos o país mais competitivo do mundo na produção de energia renovável”, afirmou.
O vice-presidente da Acelen também destacou a importância de iniciativas para consolidar o Brasil como líder em sustentabilidade. Segundo ele, a combinação de recursos naturais abundantes e tecnologias avançadas coloca o país em uma posição estratégica para atender às demandas globais de energia limpa.
LEIA MAIS: Ato de celebração do Novembro Negro acontece na Concha Acústica nesta terça
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).