Política

MPF investigará André Valadão por homotransfobia; MP de Minas também apura prática do crime

Durante o culto realizado no último domingo (2/7) na Igreja Batista Lagoinha, em Orlando, Estados Unidos, Valadão incitou os fiéis a perseguirem pessoas LGBTQIA+

Por Matheus Caldas

MPF investigará André Valadão por homotransfobia; MP de Minas também apura prática do crimeInstagram
O Ministério Público Federal (MPF) abrirá uma investigação para apurar a possível prática de homofobia pelo pastor André Valadão. O procedimento foi instaurado em resposta a uma fala agressiva do líder religioso durante um culto transmitido ao vivo pelo YouTube. O procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, será responsável pela condução do caso.
Durante o culto realizado no último domingo (2/7) na Igreja Batista Lagoinha, em Orlando, Estados Unidos, Valadão incitou os fiéis a perseguirem pessoas LGBTQIA+. "Agora é a hora de tomar as rédeas de volta e dizer: Pode parar, resetar! Mas Deus diz que não pode mais", afirmou o pastor. "Ele diz: 'Já coloquei esse arco-íris aí. Se eu pudesse, matava tudo e começava de novo. Mas prometi que não posso'. Agora está com vocês".
Valadão continuou insistindo: "Não entendeu o que eu disse? Agora, está com vocês! Deus deixou o trabalho sujo para nós".
Após a apuração dos fatos, o MPF tomará as medidas cabíveis referentes ao caso, segundo a CNN Brasil.
O pastor André Valadão assumiu a liderança da Lagoinha Global no final de 2022. A igreja possui mais de 700 templos no Brasil e no mundo. Sua promoção na hierarquia ocorreu após a aposentadoria de seu pai, Márcio Valadão.
O líder religioso foi um dos entusiastas evangélicos mais fervorosos do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado.
Além do MPF, o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) também abriu um inquérito contra André Valadão devido a suas declarações agressivas em relação à comunidade LGBTQIA+. O MP-MG acatou uma representação protocolada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).
De acordo com a denúncia, no mês de junho, durante o período em que é celebrado o Orgulho LGBTQIA+, o pastor e a Igreja da Lagoinha realizaram um culto intitulado "Deus odeia o orgulho".
"Considero que hoje é o mês em que Deus mais repugna na humanidade", disse Valadão durante o culto. A parlamentar apresentou uma denúncia adicional referente a essa fala mais recente para ser anexada ao processo em andamento.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.