Política

"Poderíamos ter 20 ou 30 cadáveres", diz secretário das Penitenciárias sobre briga de facções no complexo de Salvador

Secretário se pronuncia e parabeniza batalhões e agentes penitenciários que atuaram na contenção da rebelião

Por Da Redação

"Poderíamos ter 20 ou 30 cadáveres", diz secretário das Penitenciárias sobre briga de facções no complexo de SalvadorCréditos da foto: TV Aratu

O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, comentou nesta segunda-feira (21/2) a rebelião que terminou em chacina de cinco presos do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Na avaliação do gestor, a tragédia poderia ser ainda maior caso as forças policiais não agissem com êxito. 


"Se não tivéssemos feito essa contenção, poderíamos ter 20 ou 30 cadáveres. É uma coisa inusitada, uma briga de facções dentro da unidade prisional, onde uma facção quer liderança sobre outra. Aí, entram em luta corporal letal", pontuou o chefe da SEAP durante entrevista ao programa da TV Aratu, Cidade Aratu. 


A ocorrência começou às 15h45 do domingo (20/2), quando policiais penais ouviram disparos de arma de fogo, no Módulo II da Lemos Brito. Guarnições do Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar foram até o local e impediram a fuga de detentos pela porta principal.


Na sequência, com reforços de equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque, Graer, Apolo, Gêmeos e Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Central), os militares entraram na unidade prisional, reestabelecendo o controle. Armas brancas e de fogo foram apreendidas.


Duarte citou ainda que, nos próximos dias, serão inauguradas duas novas unidades penitenciárias, com 533 vagas em cada, nas cidades de Brumado e Irecê. Na entrevista, o titular da SEAP confirmou que entregou o cargo ao governador Rui Costa (PT) por questões políticas. No vídeo abaixo, você confere as afirmações na íntegra: 







Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.