Alexandre Aleluia quer debater vacinação de crianças em Salvador, mesmo após decisão favorável da Anvisa
Vereador pretende realizar uma audiência pública sobre o tema e se baseia em debates que já aconteceram no âmbito federal
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) apresentou, na terça-feira (4/1), um requerimento na Câmara Municipal de Salvador para a realização de uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade de vacinação para crianças e adolescentes na capital baiana. A imunização dos pequenos já foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já começou em diversos países.
Para o democrata, a importância do debate é a discussão nacional acerca da vacinação na faixa etária entre 5 e 11 anos pelo Ministério da Saúde, dos riscos da vacinação para este grupo, da exigência do cartão vacinal por instituições de ensino para efetivação de matrícula, além da exigência do passaporte vacinal para crianças e adolescentes pelo poder público. Na quarta-feira (13/1), o chefe do Ministério, Marcelo Queiroga, admitiu a importância da imunização: "Sabemos que os indivíduos que não têm o esquema vacinal completo têm mais chances de desenvolver formas graves da doença", declarou.
Aleluia, entretanto, vê a imunização como uma forma de "tirania". “Requeri uma nova audiência pública na Câmara de Salvador para tratar de vacinação e da exigência do passaporte vacinal para crianças e adolescentes na cidade, pois é cada vez mais claro o crescimento de uma tirania sobre nós que, agora, ainda por cima, atinge nossos filhos”, justificou o vereador.
O debate acontecerá apenas se o requerimento for aceito pelos outros vereadores da câmara, em votação.
LEIA MAIS: PM coloca servidores administrativos nas ruas e faz operação "Força Total" em toda a Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.