Bahia amplia público-alvo para vacinação contra a Covid-19 para acabar com estoque
Com a decisão, pessoas a partir de 5 anos de idade e que não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber uma dose da XBB, independentemente do histórico vacinal
A Bahia ampliou o público apto a receber a vacina XBB, da Covid-19, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A medida visa acabar com as doses do imunizante que possuí vencimento previsto para o dia 3 de julho.
A decisão foi tomada durante a reunião ocorrida na quinta-feira (27/6), da qual participaram os secretários municipais da saúde e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. Atualmente, há 14.983 doses próximas ao vencimento na Bahia. Os municípios de Teixeira de Freitas, Simões Filho e Guanambi registram a maior quantidade de doses em estoque.
Com a decisão, pessoas a partir de 5 anos de idade e que não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber uma dose da XBB, independentemente do histórico vacinal. Contudo, é necessário que seja respeitado o intervalo mínimo de três meses da dose mais recente.
Anteriormente, o imunizante estava disponível apenas para o público-alvo composto por:
- Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos;
- Pessoas de 60 anos ou mais;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
- Pessoas imunocomprometidas;
- Indígenas vivendo em terra Indígena;
- Indígenas vivendo fora da terra Indígena;
- Ribeirinhos e quilombolas;
- Gestantes e Puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.
O novo imunizante é mais eficaz no combate à variante XBB.1.5, responsável, atualmente, pelo maior número de casos e de internações no Brasil e no exterior.
A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, destacou a importância de um esforço conjunto entre o Estado, os municípios e a população, para garantir que não haja desperdício de doses.
"É necessário o esforço de todos para evitarmos possíveis desperdícios dos imunizantes. Por isso, peço a população que busque uma Unidade Básica de Saúde e vacine-se", afirmou a gestora.
LEIA MAIS: Taxa de importação não afetará medicamentos comprados por pessoas físicas
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).