Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e multivacinação começa nesta segunda-feira

Cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público.

Por Da Redação

Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e multivacinação começa nesta segunda-feira    arquivo/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (8/8), em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, neste domingo (7), e o objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. 


Assim, cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará no dia 9 de setembro. 


A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. Já a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.


Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).


Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).


A partir dos três anos de idade, as vacinas de Covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes. 


O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. A expectativa é vacinar aproximadamente 14,3 milhões de pessoas contra a doença.


Na ocasião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu que aos pais que levem seus filhos para as salas de vacinação. "É inaceitável que, hoje, no século 21, 100 anos depois do esforço extraordinário de Oswaldo Cruz para introduzir esses conceitos sanitários no Brasil, nós tenhamos ainda crianças com doenças que podem ser evitáveis por vacina", afirmou.


Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.