'Chás não são recomendados para menores de 6 meses', alerta pediatra após morte de bebê em Juazeiro
A Dra. Ludmila Carneiro frisou que a ingestão de chás pode causar alergias e complicações mais graves
A morte de uma bebê de apenas um mês, em Juazeiro, no norte da Bahia, causou comoção aos moradores do município. Segundo a Polícia Civil, a mãe da pequena Laura Marina deu chá (não foi divulgado o sabor) à criança, que teve uma parada cardíaca, no último domingo (9/6).
A situação acendeu um alerta: crianças não podem tomar chás?
Procurada pelo Aratu On, a pediatra Ludmila Carneiro explicou que, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, não é recomendado o consumo de chás para crianças menores de seis meses. De nenhum tipo. Isso porque nesse período é indicado o aleitamento materno exclusivo, sem chás, sucos e até mesmo água.
"Na impossibilidade de aleitamento, recomenda-se uso de fórmula infantil de partida, seguindo as orientações do pediatra", destacou. "O consumo de chás deve ser evitado, principalmente, pelo risco envolvendo o sistema digestivo, já que alguns chás têm sua metabolização nessa parte do corpo", acrescentou a médica, pontuando que a criança pode apresentar diarreia, constipação e alterações hepáticas.
Ela aponta que o sistema imunologico do bebê ainda não está totalmente formado e algumas ervas podem causar alergias. "Além disso, o uso de outro tipo de alimento ou líquido favorece o desmame precoce e pode interferir no ganho de peso e desenvolvimento das crianças", completou Dra. Ludmila Carneiro.
[caption id="attachment_340238" align="alignnone" width="700"] Dra. Ludmila Carneiro, pediatra e sócia da Clínica CSI, em Salvador[/caption]
MORTE DE BEBÊ EM JUAZEIRO
Laura foi levada às pressas para a Unidade Pediátrica do município por volta do meio-dia de domingo, apresentando parada cardiorrespiratória em estado grave. Apesar dos esforços da equipe médica, a bebê não resistiu e faleceu pouco tempo após dar entrada no centro de saúde.
A Secretaria de Saúde do município confirmou a morte e reforçou que a bebê recebeu atendimento imediato, mas não foi possível reverter seu quadro clínico.
Os pais da bebê foram chamados à delegacia da cidade para prestar depoimento.
LEIA MAIS: Bebê de apenas um mês morre após ingerir chá em Juazeiro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).