Saúde

Drogas K: entenda o que são, formas de uso e riscos para a saúde

Nova versão da droga, K9 foi apreendida pela na Bahia; entorpecente é conhecido como "maconha sintética"

Por Flávia Alexandre

Drogas K: entenda o que são, formas de uso e riscos para a saúdeilustrativa/ Pexels
A nova droga K9 foi apreendida pela primeira vez na Bahia no último domingo (28). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o esquema de tráfico da droga era feito por uma facção no Nordeste de Amaralina, utilizando ônibus interestaduais.
Conhecida como "maconha sintética", as drogas K foram criadas para serem usadas em pesquisas e desenvolvimento de tratamentos para doenças neurológicas. As substâncias, porém, acabaram tendo suas funções desviadas de forma ilegal e são sintetizadas em laboratório, com mudança na estrutura molecular para burlar as agências de controle.
Os canabinoides sintéticos são mais potentes que a maconha. Isso porque, eles se ligam com muito mais intensidade e efetividade aos receptores canabinoides, elevando a sua capacidade de entorpecimento em até cem vezes.
Efeitos no corpo
De acordo com o Escritório de Drogas e Crime das Nações Unidas (UNODC), mais de mil dessas novas substâncias psicoativas foram encontradas, apenas em 2021. Os efeitos das drogas K no corpo dos seres humanos ainda não são totalmente conhecidos, no entanto, especialistas dizem que a maioria dos usuários se tornam dependentes e que a substância atinge diversas regiões do corpo.
Os outros sintomas são descritos como: potencial para aumentar a depressão, aumento da frequência cardíaca, ataques de raiva e agressividade, paranoia, ansiedade, alucinações, convulsões, insuficiência renal, arritmias cardíacas e morte.
Alerta 
O diretor do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-BA), Juscelino Nere, conversou com a equipe de reportagem do QVP, programa da TV Aratu, sobre as maneiras de utilização do entorpecente.
"Existem diversas maneiras de utilização. Uma delas é adicionando à maconha, que potencializa a ação de ambas. Outra forma é pulverizá-la em ervas diversas e aí, obviamente, que a utilização dessas ervas vai levar intoxicação por conta dessa pulverização. A pulverização também é feita em folhas de papel e, pode ser utilizada, também, já que é produzida de forma líquida, em cigarros eletrônicos. Tem várias outras formas, como comprimido, inalação, também".

Veja reportagem completa:

LEIA MAIS: Operação policial apreende mais de meia tonelada de drogas em Eunápolis; veja vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos! 

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.