Saúde

Lorenzoni diz que lockdown não é eficaz pois Covid é transmitida por "insetos, pássaros, pulgas"; cientistas rebatem

"Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? É óbvio que não", disse ele

Por Da Redação

Lorenzoni diz que lockdown não é eficaz pois Covid é transmitida por "insetos, pássaros, pulgas"; cientistas rebatemAntonio Cruz/Agência Brasil

O secretário-geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, causou polêmica ao afirmar em uam entrevista que os animais, incluindo insetos, seriam transmissores do novo coronavírus. Nem o Ministério da Saúde, tampouco órgãos internacionais apontam essa forma de transmissão como existente.


A fala foi durante uma entrevista para a rádio Jovem Pan, na quinta-feira (25/3). Ele criticava o lockdown e outras medidas de isolamento determinadas por prefeitos e governadores. "Eu considero todos eles muito tolos. Por que? Porque não são inteligentes. Muitos ainda insistem numa ferramenta chamada lockdown, que já está provada em várias experiências no mundo que ela é ineficiente", disse Lorenzoni, sem apontar fontes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o isolamento como principal medida de prevenção.


O ex-ministro, que também é veterinário, criou uma hipótese. "E por que ela é ineficiente? Alguém consegue impedir nas áreas urbanas que o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto se locomova? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? É óbvio que não. E todos eles transportam o vírus. Não são contaminados pelo vírus, mas podem transportar o vírus. Podem. É uma possibilidade", afirma, também sem mostrar pesquisas. 


O site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que há casos de animais domésticos que contraíram o coronavírus, como a gata que morreu da doença, mas em todos o animal adiquiriu do dono, e não o contrário. "Embora não existam estudos aprofundados sobre o tema até o momento, o risco de animais domésticos contraírem ou transmitirem o novo coronavírus é praticamente inexistente. Em todo o mundo há menos de 25 relatos de cães e gatos que contraíram o Sars-CoV-2 e nenhum relato oficial de animais que tenham transmitido para seus donos ou tutores", explica.




A bióloga, neutocientista é PhD em Bioquimica Mellanie Fontes-Dutra explicou, em uma série de postagens no twitter, a efetividade do lockdown. "Essa infeliz fala de Onyx Lorenzoni aponta uma falha grave na comunicação com a sociedade, trazendo evidências sem embasamento científico para suportar uma opinião. De acordo com vários estudos, vemos que países que implementaram BEM o lockdown, viram efeitos muito positivos", destacou.




Mesmo com a repercurssão, Onyx reiterou o que disse. "Não é momento para piadinhas e sim de muita seriedade. A extrema imprensa usa a ciência quando lhe convém. Por que é recomendado uso de tapete sanitário em entradas de hospitais, mercados, farmácias, lojas? Para quem é preciso explicar o óbvio", disse, anexando uma matéria da Revista Galileu que levanta a hipótese de contágio por animais. A matéria é datada de abril de 2020, quando ainda se sabia muito pouco sobre o vírus.




LEIA MAIS: Vídeo: Baiano tenta entrar em residência pegando fogo para salvar motocicleta


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.