Saúde

Novembro Azul: câncer de próstata está entre as principais causas naturais de morte entre homens na Bahia

Em 2021, na Bahia, foram 1,3 mil homens vítimas de câncer de próstata, o que responde por 18,9% dos óbitos masculinos por câncer no estado em 2021

Por Bruna Castelo Branco

Novembro Azul: câncer de próstata está entre as principais causas naturais de morte entre homens na BahiaCréditos da foto: Bruna Castelo Branco/Aratu On

Câncer é a principal causa de morte natural de homens na Bahia. De acordo com dados do Ministério da Saúde (DATASUS, 2022), o câncer de próstata é o segundo em número de casos, atrás apenas do tipo de pele não-melanoma.


Em 2021, na Bahia, foram 1,3 mil homens vítimas de câncer de próstata, o que responde por 18,9% dos óbitos masculinos por câncer no estado em 2021. Isso quer dizer que, aproximadamente, de cada 10 homens que morreram em decorrência de alguma neoplasia no estado, dois foram vítimas do câncer de próstata.


Relativizando pela população, observa-se uma taxa de 18,7 vítimas a cada 100 mil homens.


NÚMEROS DA BAHIA


Nos últimos anos, de acordo com informações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), houve aumento médio de 3,6% ao ano no número de óbitos em decorrência desse tipo de câncer, o que pode estar associado a alguns fatores de risco, como componentes genéticos e histórico na família.


Outros fatores de risco estão relacionados ao trabalho, como exposição a arsênio e seus componentes, exposição a malation (um tipo de agrotóxico), cádmio e seus componentes, radiação ionizante (x e gama), elemento radioativo (tório 232) e trabalho noturno. Contudo, a faixa etária é um determinante crucial nesse tipo de câncer: tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, para o ano de 2022, serão diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil, 6.130 na Bahia e 1.090 em Salvador.


Em relação à população masculina, as taxas são de 63,0 novos casos a cada 100 mil brasileiros; 80,4 por 100 mil homens baianos; e 78,8 a cada 100 mil soteropolitanos. Vale destacar que as estimativas apontam taxas mais elevadas para a Bahia e Salvador comparadas ao nordeste e ao Brasil.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.