Novembro Azul: especialista fala sobre necessidade de homens irem ao médico
O homem que não se cuida pode descobrir um câncer em um estado mais avançado, o que vai ocasionar um tratamento mais pesado e invasivo.
O mês de novembro, dedicado ao tratamento precoce do câncer de próstata, principalmente nos homens, coloca em prática diversos debates sobre preconceito, masculinidade e autocuidado.
Na manhã desta terça-feira (22/11), a bioquímica Francyslea Coelho realizou uma palestra na sede da TV Aratu e entregou dicas sobre o tema, também durante entrevista ao Aratu On.
Aratu On: qual a importância de fazer o diagnóstico precoce?
Francyslea Coelho: O câncer, ele surge em um momento onde o paciente não sente sintomas, e realiza suas atividades normais. Por isso, é importante que os homens façam seus exames com regularidade.
Falamos hoje do autocuidado masculino, não apenas no mês de novembro. Seria isso o cuidado geral, fazer os exames de check-up, uma vez ao ano, para ver todos os níveis e números para uma vida saudável.
AO: O preconceito ainda é a principal barreira?
FC: Existe ainda o tabu de que o homem vai perder sua masculinidade se fizer o exame do toque retal. O médico que estuda para estar ali, passou anos na medicina, não vai ferir nada de ninguém. E o preconceito acaba atrapalhando o diagnóstico precoce, e o tratamento da doença.
Aratu On: Qual a importância de falar mais sobre o tema?
FC: Estatísticas mostram que os homens vão oito vezes menos a consultas do que as mulheres. A questão é desenvolver consciência de que os homens precisam se cuidar. Assim como um carro, o corpo humano é uma máquina que precisa de revisão constante, principalmente os homens maiores de 50 anos.
O homem que não se cuida pode descobrir um câncer em um estado mais avançado, o que vai ocasionar um tratamento mais pesado e invasivo. Somado a isso, uma menor chance de sucesso nesse tratamento. Sempre falamos que, quando um homem tem câncer de próstata, não apenas ele sofre, porém, toda uma família.
LEIA MAIS: Covid-19: confira os postos de vacinação em Salvador nesta terça-feira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!