Saúde

Novo ministro da Saúde defende distanciamento social em primeira coletiva; "redução de aglomerações fúteis"

"Não adianta só o governo ficar recomendando o uso de máscaras, se as pessoas não são capazes de aderir a esse tipo de medida simples", disse

Por Da Redação

 Novo ministro da Saúde defende distanciamento social em primeira coletiva; "redução de aglomerações fúteis"Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O médico Marcelo Queiroga, nome escolhido para comandar o Ministério da Saúde, mas que ainda não tomou posse, disse nesta quarta-feira (17/3) que o isolamento social é uma das medidas mais importantes no combate a pandemia. Durante a cerimônia de entrega das vacinas Oxford/AstraZeneca, fabricadas pela Fiocruz, ele disse ainda que sua gestão vai trabalhar para conseguir homogeneizar a conduta assistencial no tratamento da Covid-19 no país. 


O cardiologista participou do evento ao lado do ministro Eduardo Pazuello, no Rio de Janeiro, e questionou o apoio dos brasileiros às medidas. “Não adianta só o governo ficar recomendando o uso de máscaras, se as pessoas não são capazes de aderir a esse tipo de medida simples, que não demanda grande esforço. O governo recomenda, por exemplo, redução de aglomerações fúteis e as pessoas ficarem fazendo festas nos finais de semana, contribuindo para a circulação do vírus”, afirmou.


De acordo com o sucessor de Pazuello, o país vai conseguir reduzir as mortes provocadas pela Covid-19 com políticas de distanciamento social, que permitam diminuir a circulação do novo coronavírus, e com a melhora da capacidade assistencial dos serviços hospitalares. "Esse impacto desses óbitos, vamos conseguir reduzir com dois pontos principais. Primeiro com campanhas de distanciamento social próprias, que permitam diminuir a circulação do vírus. E segundo com uma melhora na capacidade assistencial dos nossos serviços hospitalares", enumerou.


Queiroga também defendeu que é preciso haver protocolos uniformizados de assistência nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Brasil. “Temos que transferir as expertises dos grandes centros para as unidades de terapia intensiva nas cidades que estão mais distantes, nos estados menores, de tal sorte a utilizar recursos de tecnologia de informação e comunicação como a telemedicina, para que a gente consiga melhorar os resultados. É preciso garantir um atendimento mais rápido ao paciente para evitar que a doença progrida”, disse.


"A política pública colocada no governo, não só no Ministério da Saúde mas nos outros ministérios, é a politica pública do governo federal, do presidente da República, que foi eleito pelo povo brasileiro. É óbvio que o presidente confere autonomia aos ministros, mas também cobra resultados. O presidente deu autonomia e nós faremos os ajustes no momento adequado", concluiu.


VACINA


A Fiocruz entregou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) um lote de 500 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, fabricadas no Rio de Janeiro. Mais 580 mil doses serão disponibilizadas até sexta-feira (19), totalizando 1,080 milhão de doses de vacina produzidas no Brasil.


LEIA MAIS: "Pinga Ni Mim"? Pesquisa revela que consumo excessivo de álcool deixa corpo mais exposto ao coronavírus


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.