Saúde

OMS faz consulta pública para mudar nome da Varíola dos Macacos; intenção é diminuir ataques a animais

Descoberta em 1958, a varíola dos macacos recebeu esse nome por ter sido observada pela primeira vez em primatas utilizados em pesquisa.

Por Da Redação

OMS faz consulta pública para mudar nome da Varíola dos Macacos; intenção é diminuir ataques a animaisNIAID/divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (12/8) que abriu uma consulta para a mudança do nome da monkeypox, mais conhecida como Varíola dos Macacos. A ideia é diminuir possíveis ataques aos animais.


Segundo a  revista Veja, em junho deste ano, a entidade informou que um processo para reconsiderar a nomenclatura já tinha sido aberto pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), responsável por procedimentos dessa natureza, e que a alteração tem como objetivo seguir as “práticas atuais na nomeação de doenças”.


Em uma cartilha de 2015, a OMS explica que os nomes dados às doenças devem minimizar impactos negativos para viagens, turismo, comércio ou bem-estar animal e “evitar ofender qualquer cultura, grupos sociais, nacionais, regionais, profissionais ou étnicos”. De acordo com a entidade, o nome varíola dos macacos foi dado antes do estabelecimento desses critérios.


“A atribuição de novos nomes a doenças existentes é responsabilidade da OMS de acordo com a Classificação Internacional de Doenças e a Família de Classificações Internacionais Relacionadas à Saúde da OMS (OMS-FIC). A OMS está realizando uma consulta aberta para um novo nome de doença para a varíola dos macacos”, informou, em nota.


Descoberta em 1958, a varíola dos macacos recebeu esse nome por ter sido observada pela primeira vez em primatas utilizados em pesquisa. Ela circula principalmente entre roedores, e humanos podem se infectar com o consumo da carne, contato com animais mortos ou ferimentos causados por eles.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.