Unidade móvel da Hemoba atende doadores de sangue até quarta-feira em Lauro de Freitas
Para doar sangue, o voluntário tem que ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e sem sintomas virais
A unidade móvel da Hemoba estacionou na faculdade Unime Lauro de Freitas nesta terça-feira (9/5) e segue até amanhã, quarta-feira (10), para atender doadores de sangue, no período das 8h às 16h30. Além das doações que vão suprir o estoque de sangue nos hospitais públicos do estado, a unidade também realiza o cadastro de medula óssea. Os atendimentos são por ordem de chegada.
Para doar sangue, o voluntário tem que ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e sem sintomas virais. Pessoas com idade menor que 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
As bolsas de sangue doadas são usadas para intervenções médicas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
Cadastro de medula óssea
O cadastro de medula óssea consiste no preenchimento de um formulário e coleta de uma amostra de sangue com 5ml para testes de compatibilidade. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema mundial, que realiza o cruzamento de informações de pacientes que necessitam de transplante.
Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação, com todos os processos custeados pelo Ministério da Saúde.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!