Vacina contra a dengue tem público-alvo ampliado na Bahia
A medida busca acabar com o estoque de mais de 6.700 doses de vacina, com validade prevista para o dia 30 de junho
O público-alvo da campanha de imunização contra a dengue na Bahia foi ampliado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Podem ter acesso ao imunizante, que têm vencimento no dia 30 de junho, pessoas entre 4 e 59 anos.
A medida, adotada desde o dia 14 de junho, busca acabar com o estoque de mais de 6.700 doses de vacina, concentradas em Itabuna, Jequié e Ilhéus, municípios que juntos somam 55% desse total. Ao todo, 36 municípios da Bahia sinalizaram a existência de doses com o mesmo vencimento.
"Incentivamos que os municípios montem postos em locais de grande fluxo, como rodoviárias, centros comerciais ou mesmo façam a busca ativa, pois são ações já realizadas anteriormente com resultados positivos", ressalta a secretária da Saúde, Roberta Santana. Ao todo, 125 municípios receberam 237.607 doses da vacina contra a dengue, já tendo sido aplicadas 163.834 doses.
O Aratu On entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador para saber como será o esquema de vacinação na cidade, mas, até o momento de publicação desta matéria, não recebeu resposta.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO
Em 2024, a Bahia registra 222.189 casos de dengue, tendo 109 municípios em epidemia e 278 localidades em risco ou alerta. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões em ações relacionadas à assistência, aquisição de medicamentos e insumos, bem como equipamentos para agentes de endemias, capacitação de profissionais e uso do Ultra Baixo Volume (UBV) – também conhecido como “fumacê”, além de ações de conscientização da população.
LEIA MAIS: São João é feriado ou dia normal de trabalho? Confira como funciona a data
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).