Variedades

Deficiente visual é impedido de embarcar com bengala: 'tiraram meus olhos pela segunda vez'

A Infraero alegou que o material como qual ele tentava embarcar, não se tratava de uma bengala

Por Mateus Xavier

Deficiente visual é impedido de embarcar com bengala: 'tiraram meus olhos pela segunda vez'Redes Sociais

Ubiraney Ribeiro Porto, deficiente visual de 60 anos, acabou impedido de retornar para a Salvador com o que parece ser uma bengala tátil, enquanto tentava embarcar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ele conversou com o Aratu On nesta quinta-feira (26/10) e descreveu sua experiência, ocorrida na terça (24), como um "absurdo".


A viagem foi motivada por uma questão de trabalho, tendo sido iniciada na segunda-feira (23), quando Ubiraney embarcou com seu genro para a cidade carioca. Em um vídeo, feito por eles logo após terem sido abordados por agentes da Infraero, é possível ver o momento em que o homem tenta explicar a necessidade de se usar a "bengala".


"Vão tirar o olho do cego. A gente tá vendo a Infraero me tirar a bengala, que é meu recurso maior. É um absurdo o que fazem aqui!", afirma. Durante a entrevista, Ubiraney afirmou que sofre de retinose pigmentar, uma patologia que gera a perda da visão progressiva do olho e que o deixou totalmente cego em 2006. Desde então, sua bengala tem sido seus olhos.


Ele ainda contou que, após despachar a ferramenta junto à companhia aérea, e retornar para a sala de raio X, local onde a ocorrência foi registrada, chegou perto de se acidentar ao sair de uma escada rolante, por não saber mais quando a mesma acabava.


Em nota, a Infraero alegou que seus procedimentos estão alinhados com a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e são adotados para garantir a segurança de passageiros, tripulantes e aeronaves. Mesmo sendo permitida a entrada da bengala retrátil, segundo o código de aviação nacional, a empresa detalhou que o item carregado por Ubinraney não se adequava como, sendo classificado como um 'bastão de trakking'".


O bastão é utilizado para caminhadas em trilhas e tem, geralmente, a função de evitar quedas, medir profundidade de rios e sustentar o andarilho na hora das subidas. Apesar disso, Ubiraney informou que sempre embarcou com ela e já visitou outros aeroportos, tanto nacionais como internacionais, portando o item como uma bengala.


Confira o momento da abordagem: 


[video width="848" height="480" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Video-2023-10-26-at-09.34.00.mp4"][/video]

LEIA MAIS: “Irresponsável e desumano”, diz Fabrizzio Muller sobre atraso na saída dos ônibus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.