'Desgaste Completo': com temática ambiental, músico baiano Igor Lisboa lança seu novo álbum
“O álbum é um convite à reflexão. Não é música de pano de fundo”, avisa o artista aos interessados em conhecer as treze faixas do EP que podem ser ouvidas em plataformas digitais e serviços de streaming.
Do desgaste íntimo, para o coletivo. Das questões internas, de cada um, para o que gera estragos coletivos, na cidade, no país e no mundo. Concebido em plena pandemia e com inspiração também na pauta ecológica, Desgaste Completo é o novo álbum do músico baiano Igor Lisboa em projeto solo batizado de Shirtsleeves.
“O álbum é um convite à reflexão. Não é música de pano de fundo”, avisa o artista aos interessados em conhecer as treze faixas do EP que podem ser ouvidas em plataformas digitais e serviços de streaming, como Spotify, Apple Music, Youtube Music e Bandcamp.
As canções são como pílulas de conforto para mentes e corpos desgastados, uma resposta a várias situações desafiadoras que o artista tem vivenciado. A arte é uma forma de compartilhar com outras pessoas que estão lidando com os mesmos sentimentos e questões que provocam angústia. A temática ambiental é inspiração para canções. Na pauta musical e ecológica, destacam-se canções como Aquecimento Global, cuja letra não esconde indignação. “Não tenho palavras para isso. A questão não é mais: como evitar o aquecimento global. A questão é pensar em meios de sobrevivência para a raça humana”.
Outras faixas, como Monóxido de Carbono e Mormaço, têm efeitos quase cinemáticos. ”Se prestar atenção nos detalhes, não é difícil perceber que o que parece ficção é muito mais crítica da realidade. Uma forma imaginativa de enxergar algumas questões”, acrescenta. A atmosfera do disco é de enfrentamento de problemas, sejam individuais ou coletivos. As letras são um convite à reflexão. Só uma faixa instrumental é destinada ao relaxamento, de fato. “Relaxe é uma faixa totalmente intencional, feita para lembrar que a gente pode viver se equilibrando em um malabarismo de problemas e, ainda assim, encontrar um tempo para relaxar. E este momento é importante e precisava ser levado muito a sério”, ressalta.
SOBRE O ARTISTA:
Formado em Design, Igor Lisboa aprendeu os primeiros acordes da adolescência, aos 16 anos. Começou com a guitarra. Logo despertou interesse pelo violão, teclado, baixo e só parou quando se percebeu multi-instrumentista. Em 2014, montou a primeira banda dedicada a covers de rock e depois formou a The Hot Coffes, banda de rock autoral com composições em inglês. Integrou a Rubatosis, banda vencedora do concurso FACOMSOM (2019), projeto desenvolvido com o objetivo de construir um espaço de incentivo à cena musical alternativa de Salvador. Há 4 anos, dedica-se à carreira solo. As primeiras canções autorais foram compostas em inglês mas, atualmente, as letras em português tornaram-se instrumento de crítica através da escuta. Além do disco (Ordinary Scape), lançado em 2017, Igor Lisboa assina 19 singles e 2 EPs. “Quero viver de música... Gosto de estar nos palcos, de criar, compor, trocar ideias com outros músicos, compartilhar vivências. Os processos criativos são musicais e terapêuticos. É mais sobre a jornada do que sobre o produto final”, define.
SERVIÇO:
O quê? Lançamento do álbum Desgaste Completo
Quem? Compositor e multi-instrumentista Igor Lisboa
Quando? Lançamento dia 14 de junho, segunda-feira, às 20h
Onde? Instagram @shirtsleevesact (instagram.com/shirtsleevesact)
Como? Evento gratuito
DESGASTE COMPLETO
01. Intro
02. Tênue
03. Mormaço
04. Desgaste
05. Monóxido de Carbono
06. Espasmo Hípnico (e as horas não acabam)
07 Aquecimento Global ft Abajur
08 Antena/Mar
09 Relaxe
10 100Praias
11 Disco de Freio Espacial
12 Monóxido de Carbono - Remix
13 Faz Tempo - Remix
LEIA MAIS: Jogadores da Seleção Brasileira decidem disputar Copa América; atletas deverão publicar um manifesto
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.