Grupo gigante e reações com emojis: WhatsApp anuncia chegada de funções inéditas; confira
Os grupos que mais terão benefícios com a novidade são as escolas, empresas e pessoas que morem em condomínios.
O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (14/4), novas atualizações que em breve chegarão ao aplicativo. Agora, os usuários terão acesso a um recurso que foi nomeado como "comunidades", que funcionará de uma maneira que irá conseguir unir milhares de usuários de uma só vez em um mesmo local. Atualmente, cada grupo permite, no máximo, 256 pessoas.
Alguns usuários terão a sorte de testar este novo recurso nos próximos dias. A príncipio, no entanto, o Brasil não poderá participar dessas fases, já que o aplicativo se comprometeu com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a segurar a estreia das "comunidades" para depois do segundo turno das eleições. Durante a data de posse do novo presidente, entretanto, a empresa não prometeu o adiantamento.
Os grupos que mais terão benefícios com a novidade são as escolas, empresas e pessoas que morem em condomínios. "Acreditamos que as comunidades tornarão mais fáceis para um diretor de escola reunir todos os pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurrículares ou voluntárias", afirmou o aplicativo, em nota.
Não se sabe ainda qual alternativa o WhatsApp usará para impossibilitar que as comunidades sejam utilizadas para espalhar desinformação sobre assuntos políticos, de saúde ou sanitários. Os administrados irão ter mais "poderes", como por exemplo, enviar avisos para os participantes do grupo - como já acontece no aplicativo Telegram -, além de apagar conteúdos que sejam considerados impróprios.
No início, o "grupão" iria ter um limite para dez grupos com 256 usuários, cada, um total de 2.560 integrantes. Porém, o aplicativo vem estudando a possibilidade de aumentar o número de pessoas no grupo para 512 e de autorizar a entrada de mais grupos em cada comunidade.
Uma outra função que foi também liberada hoje são as chamdas em grupo com até 32 pessoas. Anteriormente a plataforma aceitava até oito pessoas nas ligações.
Ao longo desses meses, serão lançadas mais algumas novidades, a exemplo da possiblidade de "reagir" com emojis às mensagens que são enviadas, do mesmo modo que acontece no Instagram. O limite de arquivos encaminhados também vai aumentar, saindo de 10MB (megabytes) para 2GB (gigabytes).
LEIA MAIS: Jacaré de 2 metros e 30 kg é resgatado na praia de Jaguaribe, em Salvador; veja vídeo
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.