Um amor para 'Glória'? Hipopótamo vindo do sul do país é o mais novo morador do Zoológico de Salvador
A ideia é que o hipopótamo faça companhia à fêmea que já reside no zoológico baiano
O Zoológico de Salvador acaba de ganhar um novo e imponente morador, um hipopótamo de mais de duas toneladas. Com seu corpo volumoso, arredondado e patas curtas, características da espécie, ele promete ser uma das principais atrações para os visitantes.
Vindo do Zoológico de Pomerode, em Santa Catarina, no sul do Brasil, o hipopótamo macho agora fará companhia à fêmea que já reside no zoológico baiano (que, aqui no Aratu On, apelidamos de Glória*). A chegada do novo morador foi celebrada pela bióloga do Zoológico, Ana Celly, que destacou a importância dessa integração para o bem-estar da fêmea, que estava sem a companhia de outro animal da mesma espécie.
"O foco principal dessa ação é o bem-estar da nossa fêmea, que estava há um tempo sozinha. Esse macho veio de outro zoológico, em outro estado, e a presença de outro da mesma espécie é fundamental para a saúde dela. Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de vida ao animal que já está no parque. Temos a expectativa de que a hipopótamo fêmea se sinta confortável e que ambos possam se acostumar um com o outro. Estamos comprometidos em fazer o possível para que essa adaptação ocorra da melhor forma", afirmou Ana Celly.
https://youtube.com/shorts/0gJUZNakZOY?si=JHzkGheNuz7Ah72v
MANEJO E ADAPTAÇÃO
A veterinária do Zoológico, Paula Ramos, detalhou os cuidados que estão sendo tomados para garantir uma adaptação tranquila ao novo morador. Segundo ela, o recinto foi especialmente preparado para esse processo. "O espaço está dividido e, inicialmente, os dois animais ficarão separados. Eles poderão se ver e se comunicar vocalmente, o que ajudará no processo de socialização. Observaremos o comportamento de ambos e, quando for o momento certo, faremos uma introdução gradual, até que estejam juntos no mesmo recinto."
Paula reforçou que o manejo segue protocolos rigorosos, priorizando a segurança dos animais e da equipe. "Todo o processo de alimentação e limpeza é feito sem contato direto, garantindo o bem-estar de todos. Quando os hipopótamos estiverem juntos, o manejo será facilitado, pois ambos poderão ser deslocados ao mesmo tempo."
CUIDADOS E EXPECTATIVAS
Reconhecidos por sua territorialidade, especialmente em ambientes aquáticos, a adaptação dos hipopótamos exige paciência e atenção. A expectativa é que, com o tempo, ambos se tornem companheiros habituais, o que enriquecerá o ambiente onde vivem. Esse processo de integração também é visto como uma oportunidade de estudo e observação dos comportamentos naturais da espécie.
ORIENTAÇÕES AOS VISITANTES
O Zoológico de Salvador reforça que os visitantes nunca devem alimentar os animais, pois eles seguem uma dieta especializada. Além disso, é proibido o lançamento de objetos como garrafas e tampas nas áreas dos recintos.
Cuidados com a exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h, são recomendados. O uso de protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas leves, além de uma boa hidratação, são medidas indicadas.
O Zoológico de Salvador está localizado no bairro de Ondina e funciona de terça a domingo, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita. As segundas-feiras são reservadas para a manutenção do parque.
*'Glória' é o nome da hipopótamo fêmea do filme Madagascar (2005), da DreamWorks
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).