'Encontro do Jegue de Cueca e a Jega de Calçola' acontece na Cidade Baixa neste domingo (4)
O cortejo será conduzido por uma banda de sopro e percussão, que percorrerá as ruas dos bairros da Cidade Baixa, culminando no Largo do Papagaio
No próximo domingo (4/2), acontece o "Encontro do Jegue de Cueca e a Jega de Calçola" no bairro do Uruguai, em Salvador. O evento, uma iniciativa da Rede CAMMPI (Comissão de Mobilização dos Moradores de Itapagipe), começa às 9h, e busca resgatar e valorizar a autenticidade da cultura popular da região.
No Brasil, a tradição das troças começou no século XIX, quando grupos se reuniam para satirizar acontecimentos da época ao som de orquestras de frevo e marchinhas, especialmente na região Nordeste. Nos bairros de Uruguai e Massaranduba, essa tradição existe há mais de 40 anos.
Este ano, o tema da troça é "Carnaval Perfeito Respeita a Diversidade e Garante Direitos". Raimundo Nascimento, atual organizador da troça e membro da Rede CAMMPI, conta que "a proposta é unir tradição e inclusão, celebrando a autenticidade da cultura local enquanto promove o respeito à diversidade".
O cortejo será conduzido por uma banda de sopro e percussão, que percorrerá as ruas dos bairros da Cidade Baixa, culminando no Largo do Papagaio, onde acontece o casamento simbólico entre o Jegue de Cueca e a Jega de Calçola.
“Ao resgatar a troça dos Jegues, não apenas preservamos uma tradição, mas também sensibilizamos os moradores sobre o patrimônio cultural local, contribuindo para o aumento da cooperação e intercâmbio entre as entidades culturais da Península Itapagipana”, destaca Raimundo.
SERVIÇO:
O Encontro do Jegue de Cueca com a Jega de Calçola
Quando: 4 de fevereiro (domingo), a partir das 9h
Onde: Em frente ao Shopping Outlet Center, Uruguai, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!