Cidade

Denúncia: homem acusa guarda municipal de Salvador de atirar contra cachorro sem motivo

O dono do animal irá prestar uma queixa contra o agente pelo incidente

Por Da Redação

Denúncia: homem acusa guarda municipal de Salvador de atirar contra cachorro sem motivoleitor/Aratu On

A redação do Aratu On recebeu, nesta quarta-feira (28/8), a denúncia de que um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador teria atirado na cabeça de um cachorro, sem motivo aparente. Segundo o leitor, que testemunhou o ocorrido, o incidente aconteceu no Largo do Jenipapeiro, no bairro de Itapuã.


De acordo com a testemunha, após o incidente, o tutor levou o pet ferido foi para o Hospital Veterinário Municipal, no bairro de Canabrava. O leitor acusou o GCM de ser "despreparado".


Ele ainda informou que o dono do animal vai registrar um boletim de ocorrência contra o atirador.


Em nota, a Guarda Municipal de Salvador alegou que, "durante patrulhamento preventivo na área externa da unidade de ensino, os agentes se depararam com uma tentativa de roubo envolvendo um aluno da Escola Estadual Dona Jane Gomes". Segundo o comunicado, enquanto realizavam a abordagem, "cão agressivo avançou em um dos guardas que tentavam conter o suspeito" e, por esse motivo, foi "necessário efetuar o disparo".


LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA


Sobre um incidente ocorrido na manhã de hoje (28), nas proximidades da Escola Manoel Lisboa, no bairro de Itapuã, a Guarda Civil Municipal de Salvador informa que, durante patrulhamento preventivo na área externa da unidade de ensino, os agentes se depararam com uma tentativa de roubo envolvendo um aluno da Escola Estadual Dona Jane Gomes.


Ao abordarem os indivíduos suspeitos, os agentes notaram inconsistências nas informações prestadas e a ausência de documentos que comprovassem suas identidades. Em razão disso, os suspeitos foram informados que seriam encaminhados para a delegacia, onde seria realizada a correta identificação.


Durante a ação, um dos envolvidos resistiu à abordagem e tentou evadir-se do local. Em meio à situação, um cão agressivo avançou em um dos guardas que tentavam conter o suspeito. Para garantir a integridade física do agente em questão e afastar o animal, foi necessário efetuar um disparo.


Após o incidente, um morador local prestou assistência ao cão, levando-o ao hospital veterinário, sendo o fato acompanhado pelos guardas civis. O animal encontra-se estável, recebendo os cuidados necessários.


Um indivíduo foi detido e encaminhado para a delegacia do bairro de Itapuã. A GCM reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e continua atuando para prevenir e reprimir ações delituosas nas proximidades das instituições de ensino, além de seu comprometimento com a causa animal.


CRIME


Os maus-tratos contra animais são crime no Brasil. Em 2020, a Lei Sansão alterou a Lei 9.605/98, definindo que os crimes contra cães e gatos serão punidos com prisão de dois a cinco anos, além de proibição da guarda e multa. As multas já estão previstas pela Lei dos Crimes Ambientais e variam de, no mínimo, R$ 50 a, no máximo, R$ 50 milhões.


A pena é agravada se houver o óbito do animal.


LEIA MAIS: Cachorro violentado sexualmente é encontrado com preservativo e resgatado


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.