Iniciativa privada vai gerir novas barracas da orla de Salvador por 30 anos
O projeto deve marcar o retorno das barracas na orla soteropolitana após mais de uma década
A prefeitura de Salvador anunciou abertura de licitação para empresas interessadas em construir e operar as novas barracas da orla de Salvador, mais especificamente no trecho entre as praias da Boca do Rio e de Patamares, atualmente em processo de requalificação.
A informação, contida no Diário Oficial do Município, aponta que a concessão será feita por 30 anos, sem valores definidos até o momento. As propostas serão recebidas a partir da próxima terça-feira (26) e analisadas a partir de 22 de janeiro de 2025. Nesta etapa, o custo do serviço será apresentado pelas potenciais concessionárias.
Segundo aviso de licitação publicado pela Secretaria de Ordem Pública, o certame visa contratar uma empresa para gerir, realizar manutenção e conservação de até 34 quiosques e 70 tendas de praia a serem instalados no Parque da Orla, no trecho localizado na Avenida Octávio Mangabeira, nas praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu e Patamares. Ao todo, este trecho possui 3,5 quilômetros.
A iniciativa deve marcar o retorno das barracas na orla soteropolitana após mais de uma década.
Os equipamentos foram demolidos da faixa de areia das praias da capital em 2010, durante a gestão do ex-prefeito João Henrique (PL). Foram derrubadas 352 barracas após determinação da Justiça Federal.
À época, o Ministério Público Federal e a Advocacia-Geral da União entraram com uma ação para derrubar todas as barracas de praia de Salvador atendendo a um novo projeto da União, denominado de 'Orla da União'. Isto, contudo, até hoje não foi colocado em prática. Desde então, a maioria dos serviços nas praias soteropolitanas é feita por ambulantes, que trabalham apenas com cadeiras, mesas e sombreiros.
Diferente do que era feito até 2010, as barracas, desta vez, devem ser instaladas na calçada, não na faixa de areia.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).