Cidade

Lista dos mortos em rebelião no presídio de Salvador tem traficante perigoso e líder de outra fuga; veja nomes completos

Os módulos onde tudo começou abrigam presos já condenados. Dos cinco, Daniel Pereira era um dos mais perigosos.

Por Da Redação

Lista dos mortos em rebelião no presídio de Salvador tem traficante perigoso e líder de outra fuga; veja nomes completosredes sociais

A reportagem do Aratu On obteve a lista completa dos cinco homens mortos e dos 18 feridos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, na tarde de domingo (20/2). 


Um deles, Hones Batista da Silva, inclusive, já havia liderado, em 2011, uma fuga de 50 criminosos no Complexo Policial dos Barris, também em um domingo. Além de Hones, Gilvan Ferreira Santana, Carlo Augusto Santos Silva, Daniel Pereira dos Santos e Amilton Portugal dos Santos foram assassinados durante a confusão. 


Os módulos onde tudo começou abrigam presos já condenados. Dos cinco, Daniel Pereira era um dos mais perigosos. Apontado pela Secretaria da Segurança Pública como traficante e homicida, ele comandou, em 2014, uma chacina que deixou seis mortos no bairro de Periperi. As vítimas foram surpreendidas em uma festa. 


O crime comandado por Daniel, também conhecido como "Cominho", chamou a atenção pela crueldade. Homens armados entraram no imóvel e começaram a atirar. Depois, incendiaram o local. Além dos seis mortos, duas pessoas ficaram feridas. Entre as vítimas fatais estava um homem conhecido como "Leno", ex-parceiro que traiu "Cominho". 


FERIDOS 


Além dos óbitos, 18 internos ficaram feridos e foram encaminhados para unidades de saúde. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a ocorrência começou às 15h45, quando policiais penais ouviram disparos de arma de fogo, no Módulo II da Lemos Brito. 


Guarnições do Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar foram até o local e impediram a fuga de detentos. Na sequência, com reforços de equipes do Bope, Batalhão de Choque, Graer, Apolo, Gêmeos e Rondesp Central, os militares entraram na unidade prisional, reestabelecendo o controle. Armas brancas e de fogo foram apreendidas.


VEJA LISTA DOS FERIDOS


1. Willian de Souza Lacerda 

2. Adson Santos de Jesus

3. Mateus de Freitas Oliveira 

4. Roberto Santos de Oliveira 

5. Luciano Gomes Sobrinho 

6. Carlos Matheus dos Santos 

7. Luis Paulo Mouro da Silva 

8. Jackson dos Santos 

9. Márcio de Jesus Pereira 

10. Oberdan Oliveira de Carvalho 

11. Danilo de Jesus Vieira  

12. Judison Carvalho Santos

13. Enrique da Silva Oliveira 

14. Carlos Antônio Souza dos Santos 

15. José Antônio Batista dos Santos Filho 

16. Alan dos Santos 

17 Wilson Santos de Lima

18. Carlos Alexande Portugal Santos Filho


SECRETÁRIO COMENTA 


O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, comentou nesta segunda-feira (21/2) a rebelião que terminou em chacina. 


Na avaliação do gestor, a tragédia poderia ser ainda maior caso as forças policiais não agissem com êxito.  "Se não tivéssemos feito essa contenção, poderíamos ter 20 ou 30 cadáveres. É uma coisa inusitada, uma briga de facções dentro da unidade prisional, onde uma facção quer liderança sobre outra. Aí, entram em luta corporal letal", pontuou.



Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.