Sem receber salários, profissionais da área de saúde realizam manifestação no HGE
Eles são trabalhadores terceirizados da unidade hospitalar e reclamam de atraso nos vencimentos. Entres os profissionais, estão enfermeiros, nutricionista e fisioterapeutas
Profissionais da área de saúde realizam, na manhã desta quarta-feira (24/1), um protesto no entorno do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
Eles são trabalhadores terceirizados da unidade hospitalar e reclamam de atraso nos vencimentos. Entres os profissionais, estão enfermeiros, nutricionista e fisioterapeutas.
De acordo com os trabalhadores, vinculados ao Instituto de Gestão e Humanização (IGH), o último salário que deveria ter sido pago até o quinto dia útil deste mês, ainda, não foi pago. Os manifestantes ressaltam, também, que a situação é recorrente, causando sérios problemas aos profissionais.
POSICIONAMENTO DO IGH
O IGH se posicionou, em nota, e relatou que teve a iniciativa de solicitar reunião com a representação sindical dos trabalhadores, na segunda-feira (22/1), às 14h, para esclarecer todos as demandas com a categoria e tudo teria sido registrado em ata, com encaminhamentos sob prazos razoáveis.
A empresa informou, ainda, que considerando tais negociações não entendeu a manifestação da categoria, pois havia ajustado que, após crédito de faturas de contrato entre a Sesab e o IGH, o que teria acontecido no início da tarde de ontem (23/1), a execução da folha de pagamento da categoria, seria realizada assim que houvesse a compensação da ordem bancária, tempo previsto de 48 horas subsequentes, o que acontecerá na tarde de quinta-feira (25/1).
SESAB APURA DENÚNCIAS
Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que abriu sindicância nesta terça-feira (23/1) contra o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) a fim de apurar as denúncias de irregularidades no cumprimento das obrigações trabalhistas e acordos com as categorias do setor saúde, em especial, o grupo de enfermagem.
Segundo a Sesab, todas as organizações sociais e prestadores de serviços de enfermagem, incluindo o IGH, receberam os recursos federais para o pagamento do piso de enfermagem. Acrescentou, também, que a entidade já tinha sido anteriormente notificada administrativamente para realizar o pagamento ao quadro de colaboradores da enfermagem, contudo não regularizou em tempo oportuno.
A Sesab reforçou que, adicionalmente, há relatos de atrasos consecutivos no pagamento de salários. Diante de tal cenário, a organização social será convocada a prestar esclarecimentos, cujos desdobramentos possíveis vão desde sanções administrativas a medidas judiciais, a exemplo de ser considerada inidônea, o que impossibilita a realização de quaisquer contratos com o Governo do Estado.
LEIA MAIS: Procura por emprego? Conheça as vagas do SIMM e SineBahia para esta quarta-feira (24)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!