VÍDEO: João Leão garante construção da Ponte Salvador-Itaparica; veja o atual estágio da obra
"O problema é que nós tivemos uma pandemia muito difícil. Nessa obra toda teremos 7 mil funcionários", explicou Leão
O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), garantiu nesta segunda-feira (4/7) que a Ponte Salvador Itaparica vai ser construída. "Vai sair", disse, em entrevista ao programa da TV Aratu, Cidade Aratu.
Leão comandou as articulações com as empresas chinesas responsáveis pela construção do equipamento - China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications ConstructionCompany (CCCC).
Segundo ele, a pandemia da Covid-19 atrasou o cronograma de obras."O problema é que nós tivemos uma pandemia muito difícil. Nessa obra toda teremos 7 mil funcionários", explicou.
No início do mês, representantes da concessionária e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniram com a Comunidade Quilombola Tereré e Maragogipinho, para apresentar o Estudo de Componente Quilombola (ECQ) elaborado pelos chineses, que mensura os impactos ambientais e socioculturais da ponte às comunidades quilombolas.
A partir deste levantamento, a comunidade sugeriu programas de mitigação, entre eles o Programa de Apoio à Cultura e o Programa de Apoio ao Turismo de Base Comunitária. O próximo passo é a elaboração do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ).
Em fevereiro, a concessionária responsável pelo sistema rodoviário da ponte concluiu os estudos geofísicos, que avaliam a morfologia e características do solo da Baía de Todos os Santos.
No final do ano passado já havia sido concluída a batimetria, serviço que mede a profundidade do mar no trajeto em que a ponte será construída. Agora, está em curso a sondagem da área, que é a investigação e confirmação da geologia do terreno nos locais onde será construída a fundação do equipamento.
ASSISTA A ENTREVISTA DE LEÃO AO CIDADE ARATU:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!