Órgãos estaduais avaliam situação de municípios baianos afetados pela chuva
Até a tarde desta segunda, 33 municípios registraram danos significativos causados pelas enchentes
A Bahia enfrenta um período de forte chuva desde o fim de semana e permanece sob alerta laranja para precipitações intensas. Por isso, representantes de diversos órgãos estaduais se reuniram nesta segunda-feira (25) para avaliar os impactos das chuvas e alinhar estratégias de mitigação e suporte às populações atingidas.
Até esta tarde, 33 municípios registraram danos significativos causados pelas enchentes, com destaque para as cidades de Ribeirão do Largo, Teixeira de Freitas e Salvador. Nesta segunda, a cidade de Gandu, no Sudoeste baiano, decretou situação de emergência.
Durante o encontro, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) apresentou um balanço atualizado, apontando que as condições climáticas adversas devem persistir até esta terça-feira (26), conforme previsões do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As fortes precipitações, que começaram na sexta-feira (22), já afetaram milhares de moradores, reforçando a necessidade de medidas emergenciais e monitoramento contínuo.
“Em alguns locais, tivemos chuvas mais fortes, com o deslocamento de massas, como no caso de Wenceslau Guimarães, onde registramos 26 pessoas desalojadas, incluindo algumas crianças de um abrigo. Em outras áreas, ocorreram inundações, mas, à medida que a chuva diminuiu, as águas também baixaram, limitando os danos materiais. A infraestrutura foi afetada, mas o principal objetivo, que é preservar vidas, felizmente foi alcançado, sem nenhum registro de vítimas”, destacou Heber Santana.
A integração entre Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) e Neoenergia Coelba também inclui o compartilhamento de alertas meteorológicos e a monitorização e divulgação de possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica.
MUNICÍPIOS AFETADOS
- Pindobaçu
- Anagé
- Morro do Chapéu
- Uruçuca
- Correntina
- Itabela
- Livramento de Nossa Senhora
- Encruzilhada
- Pau Brasil
- Lapão
- Lençóis
- Wenceslau Guimarães
- Macarani
- Ipiaú
- Caem
- Ruy Barbosa
- Jaguaquara
- Porto Seguro
- Ibipitanga
- Ibitiara
- Alcobaça
- Guaratinga
- Simões Filho
- Itaquara
- Barra do Rio Grande
- Barra do Rocha
- Ibipeba
- São Félix do Coribe
- Jacobina
- Macururé
- Riachão das Neves
- Santa Rita de Cássia
- Gandu
LEIA MAIS: VÍDEO: influenciadora morre após ser arrastada por enchente
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).