Dia da Consciência Negra: qual artista te inspira?
Para marcar a data, o Aratu On esteve presente no show da cantora Luedji Luna, que prestou uma homenagem à icônica artista Sade Adu
Fonte: Ananda Costa
Hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, que, neste ano, foi oficializado como feriado nacional em todo o país.
Para marcar a data, o Aratu On esteve presente no show da cantora Luedji Luna, que prestou uma homenagem à icônica artista Sade Adu.
Antes da apresentação, o público compartilhou quais artistas negros os inspiram em suas vidas. Entre referências como Luedji Luna e Elza Soares, nomes como Bob Marley, Taís Araújo e Iza também foram lembrados. Este dia reforça a importância de valorizar a cultura, a história e as contribuições dos povos negros.
Dia da Consciência Negra
Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53 anos. O intervalo é maior do que o espaço de tempo entre a Lei Eusébio de Queiroz (1850), que proibiu em definitivo a importação de pessoas escravizadas para o Brasil, e a Lei Áurea (1888), que declarou “extinta” a escravidão no país: 38 anos.
A preferência pelo 20/11 se manifesta pela primeira vez em 1971, em plena ditadura cívico-militar, e partiu de um grupo de estudantes e militantes negros de Porto Alegre, interessados em literatura e artes. Eles não achavam adequadas as celebrações em torno do 13 de maio, dia da assinatura da abolição da escravatura pela princesa Isabel, princesa imperial regente - que formalmente pôs fim a cerca de 350 anos de escravidão negra no Brasil.
LEIA MAIS: Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).