Cultura

Filme baiano concorre a categorias principais em festival de cinema na Espanha

Produzido pelo coletivo Plano 3 filmes, "Saudade fez morada aqui dentro" tem direção de Haroldo Borges

Por Bruna Castelo Branco

Filme baiano concorre a categorias principais em festival de cinema na EspanhaDivulgação

"Saudade fez morada aqui dentro", de Haroldo Borges, fará sua estreia europeia no tapete vermelho do 26º Festival de Málaga, na Espanha, que acontece nos dias 10 a 19 de março de 2023. O Festival de Málaga é um espaço de referência no universo do cinema internacional.


Nessa edição, o festival recebeu inscrições de mais de 2.300 filmes. "Saudade fez morada aqui dentro" é o único brasileiro selecionado para a competição principal, que vai concorrer à Biznaga de Oro de "Melhor Filme" e a prêmios como o de "Melhor Direção", "Melhor Roteiro", "Melhor Ator" e "Melhor Atriz".


Grande vencedor do último Festival Internacional de Mar del Plata, na Argentina, onde recebeu cinco prêmios, "Saudade fez morada aqui dentro" foi eleito o melhor filme pelo júri oficial e também pelo público.


O festival de Mar del Plata é o único festival classe A de toda América Latina reconhecido pela FIAPF (Federação Internacional de Associação de Produtores Cinematográficos) junto a festivais como Cannes, Berlim, Veneza e San Sebastian. Foi a terceira vez na história que o cinema brasileiro obteve o prêmio máximo do festival, o troféu Astor Piazzolla. A primeira foi em 1970 com Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade e a segunda, em 2003, quando Domingos Oliveira levou o prêmio com Separações.


"Saudade fez morada aqui dentro" é um filme do coletivo baiano Plano 3 Filmes, mesma equipe criativa dos premiados Filho de Boi e Jonas e o Circo sem lona, e conta a história de Bruno, um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.


“Depois desses últimos anos de sombras, onde parte da nossa sociedade parece ter ficado cega, queríamos contar uma história capaz de resgatar o afeto, a esperança, a empatia, a capacidade de olhar pro outro”, diz Haroldo Borges.


Após a estreia em Málaga, o filme seguirá seu percurso no circuito de festivais internacionais. A próxima parada é o BUFF International Film Festival, na Suécia.


O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual - 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia, e da Ancine, através Fundo Setorial Audiovisual. Além disso, tem apoio financeiro do Projeto Paradiso e do Dolby Institute.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.