Cultura

Neojiba promove concertos em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, criador do El Sistema

As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Salesiano. O ingresso solidário será a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Por Da Redação

Neojiba promove concertos em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, criador do El SistemaAscom/Neojiba
O visionário maestro venezuelano José Antonio Abreu, fundador do El Sistema, que inspirou a criação do NEOJIBA e de mais de 70 programas de transformação social por meio da prática musical coletiva em todo o mundo, será homenageado com a realização de dois grandes concertos em Salvador.
As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Salesiano. O ingresso solidário será a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A Orquestra NEOJIBA, principal formação musical do programa, será regida por Eduardo Salazar, maestro e violinista venezuelano formado no El Sistema e aluno direto do Maestro Abreu. Salazar iniciou sua trajetória musical no programa venezuelano, onde atuou intensamente como primeiro violino da Orquestra Simón Bolívar e posteriormente como regente. Em 2018, mudou-se para a Bahia e passou a integrar a equipe do NEOJIBA.
A memória do maestro Abreu, que neste mês completaria 85 anos, será celebrada com um repertório cheio de referências a Prometeu, conhecido na mitologia grega por roubar o fogo dos deuses para entregá-lo aos homens. O programa, que será o mesmo para os dois concertos, será iluminado pela abertura do balé "As Criaturas de Prometeu", de Beethoven, pelo poema sinfônico "Prometeu", do compositor brasileiro Leopoldo Miguez, e pela "Sinfonia nº 3 - Eroica", uma das mais poderosas obras de Beethoven.
NEOJIBA Itinerante
Neste ano, o NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, está realizando seus principais concertos no Teatro Salesiano, por conta do fechamento do Teatro Castro Alves para obras de requalificação.
O Teatro Salesiano, em Nazaré, foi inaugurado em 1961 e reinaugurado em 2000, após uma grande reforma. Atualmente, o local tem capacidade para 482 pessoas.
Os concertos itinerantes do NEOJIBA contam com o patrocínio do Nubank, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Concertos da Orquestra NEOJIBA em homenagem ao Maestro Abreu, sob regência de Eduardo Salazar
Dias 22/5 (quarta) e 23/5 (quinta), às 19h, no Teatro Salesiano (Praça Conselheiro Almeida Couto, 347 - Nazaré)
Ingressos: doação de 2kg de alimentos não perecíveis para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Sobre o Maestro Abreu
Pianista, economista, educador e gestor cultural, o maestro José Antonio Abreu mudou a vida de milhões de crianças e jovens de todo o mundo por meio da prática musical coletiva. Nascido na Venezuela em 1939, ele iniciou os estudos de música ainda pequeno, aos 9 anos.
Em 1975, fundou o Sistema Nacional de Orquestra e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela, conhecido mundialmente como El Sistema. Profundo conhecedor da realidade do seu país, assumiu, entre 1988 e 1994, os cargos de Ministro da Cultura e Presidente do Conselho Nacional de Cultura. Seu trabalho foi reconhecido por diversas premiações nacionais e internacionais, como o Prêmio Internacional de Música da Unesco, de 1993, o Príncipe das Astúrias das Artes, de 2008, e a Legião de Honra da França, de 2009. O modelo educacional e artístico desenvolvido pelo maestro Abreu inspirou a criação do NEOJIBA e de programas similares em mais de 70 países.
Bio Eduardo Salazar
O maestro e violinista venezuelano Eduardo Salazar completou toda a sua formação musical no aclamado “El Sistema”, fundado pelo maestro José Antonio Abreu na Venezuela. Estreou internacionalmente como maestro com a Orquestra Simón Bolívar no Southbank Centre, em Londres, e também conduziu a orquestra em importantes palcos dos Estados Unidos, como o Carnegie Hall, em Nova York, e o Zellerbach Hall, em Berkeley.
Como um dos primeiros violinos da Orquestra Simón Bolívar, participou de várias turnês na Europa, Ásia, Estados Unidos e em vários países da América Latina, sob a direção de maestros como Gustavo Dudamel, Claudio Abbado, Sir Simon Rattle e Lorin Maazel. Desde 2011, é um colaborador permanente do NEOJIBA. Atualmente, é regente da Orquestra Castro Alves (OCA). Também atua como violinista na Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.
O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.