Cultura

Relator do Plano de Cultura de Salvador, Sílvio Humberto propõe cotas raciais e políticas de diversidade para o projeto

A emenda modificativa apresentada por Humberto altera a ação de uma das metas do texto, que versa sobre a contratação de artistas em apoio à mediação cultural pela comunidade escolar.

Por Da Redação

Relator do Plano de Cultura de Salvador, Sílvio Humberto propõe cotas raciais e políticas de diversidade para o projeto Reginaldo Ipê / CMS

Relator do Plano de Cultura na Câmara de Salvador, que deve ser votado nesta quarta-feira (26/10), o vereador Sílvio Humberto (PSB) propôs emendas para garantir a participação de mulheres, pessoas negras e comunidade LGBTQIA+ no projeto. A informação foi divulgada na última segunda-feira (25/10) pela assessoria de imprensa do parlamentar. 


“Embora possua a presença marcante de pessoas não negras, a Cultura possui segmentos majoritariamente ocupados por mulheres, pessoas de cor negra e LGBTQIA+, como as quadrilhas juninas, por exemplo, que atuando nas periferias trazem esse recorte e protagonismo.  Então a reserva de vagas nessa disputa que também envolve raça, gênero e sexualidade é uma forma de garantir inclusão e diversidade”, explica.


A emenda modificativa apresentada por Humberto altera a ação de uma das metas do texto, que versa sobre a contratação de artistas em apoio à mediação cultural pela comunidade escolar, observando a participação de artistas com deficiência. 


O vereador também propôs a realização de atividades integradas, como gincanas e feiras culturais, fora do espaço formal de educação e envolvendo grupos de diferentes expressões em articulação com a Secretaria de Educação (Smed). 

“O objetivo é viabilizar as várias possibilidades de expressões artísticas, culturais e identitárias fora do espaço escolar, promovendo assim uma interação entre comunidade e escola”, justifica. 


O parlamentar propôs ainda a implementação do mês de julho no calendário junino municipal, ampliando desta forma, as ações festivas para junho e julho. 


Se aprovado, o plano terá validade de dez anos em Salvador, com metas a serem implementadas a partir de janeiro de 2022.  


LEIA MAIS: Mesmo sem definição sobre Carnaval, blocos são chamados para cadastro em Salvador; Bruno diz que folia momesca e Réveillon estão planejados


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.