Economia

BYD pode construir nova fábrica na Bahia caso não consiga acordo para ocupar complexo da Ford

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com executivos da BYD durante uma visita à China, onde ele também encontrou o presidente chinês Xi Jinping

Por Matheus Caldas

BYD pode construir nova fábrica na Bahia caso não consiga acordo para ocupar complexo da FordDivulgação
Autoridades brasileiras oferecem um novo incentivo para a fabricante chinesa de carros elétricos BYD, após as negociações com a Ford sobre a aquisição de uma fábrica da montadora americana na Bahia terem sido paralisadas. De acordo com três fontes familiarizadas com o assunto, em entrevista à agência Reuters, as autoridades brasileiras ofereceram à BYD um terreno na Bahia para a construção de uma nova fábrica de carros elétricos, caso as negociações com a Ford não sejam bem-sucedidas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com executivos da BYD durante uma visita à China, onde ele também encontrou o presidente chinês Xi Jinping, nesta sexta-feira (14/4). As fontes, que pediram anonimato para discutir as negociações em andamento, disseram que a BYD ainda está negociando com a Ford para assumir a fábrica fechada na Bahia em 2021 e herdar os incentivos fiscais estaduais para o complexo.
No entanto, autoridades brasileiras discutiram em uma reunião na quinta-feira um local alternativo na Bahia onde a BYD poderia construir uma fábrica do zero se as negociações com a Ford não chegarem a um acordo.
Em outubro de 2021, a BYD assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia sinalizando planos de investir R$ 3 bilhões (US$ 570 milhões) para implantar a produção de veículos elétricos no parque industrial de Camaçari, com capacidade para fabricar cerca de 300 mil veículos por ano. Executivos da BYD, que vende mais carros elétricos do que a Tesla na Ásia, mas fica atrás em outras regiões, disseram à agência Reuters em novembro de 2021 que esperavam chegar a um acordo firme sobre a fábrica da Bahia até o final de 2022.
A BYD e a Ford não responderam imediatamente aos pedidos de comentário sobre as negociações.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.