Especiais

Você sabe como descobrir o significado dos sonhos? O Aratu On Explica!

Do ponto de vista neurológico, os sonhos são uma proteção para a pessoa não acordar facilmente, mas especialista indicam que eles podem carregar mensagens do inconsciente

Por Lucas Pereira

Você sabe como descobrir o significado dos sonhos? O Aratu On Explica!Ilustrativa/Pexels

Como canta Maria Bethânia, “sonhar mais um sonho impossível” é algo que todas as pessoas fazem ao longo da vida. De forma mais literal, quem nunca sonhou, durante o sono, alguma aventura fantástica e digna de filme de super-herói, ou mesmo, coisas bem aleatórias como uma cabra em uma motocicleta? Mas, você sabe como que são formados os sonhos ou como interpretar seus significados? O Aratu On Explica para você!


https://youtu.be/MZhPWwaTYHU

COMO ACONTECE O SONO


Basicamente, o sonho ocorre em uma das etapas do sono. Ao dormir, o nosso sono é divido em duas categorias: 'REM' (rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos, em tradução) e o 'não REM', que é subdividido em três etapas/estágios (N1, N2 e N3).


Segundo informações do Instituto do Sono, nos primeiros estágios do sono, quando deitamos (N1), temos a chamada vigília e migração para o sono, que ainda é leve. É o momento em que há a desaceleração das funções cardíacas e corporais, bem como uma alteração nas ondas cerebrais. Dura apenas poucos minutos


Em seguida, já no sono 'não REM N2', onde já há um relaxamento do corpo e há um cessar do movimento dos olhos. Graças à mudança na atividade cerebral, marcada por breves surtos de atividade elétrica, o organismo tenta blindar o dorminhoco de estímulos externos que possam acordá-lo, durante entre 10 e 25 minutos


Na fase N3, chamada “sono profundo”, que pode durar entre 20 e 40 minutos nos primeiros ciclos da noite, e acontecendo em períodos menores.


Já no ciclo REM, que ocorre após 90 minutos dormidos, e se repete várias vezes durante o sono, em períodos cada vez maiores. É aqui que o corpo começa a reagir, como o movimento dos olhos, respiração irregular e ondas cerebrais parecidas com as de quando se está acordado, porém, com a particularidade de que os músculos estão paralisados.


É aqui no REM que os sonhos são mais comuns e intensos, mesmo que possam ocorrer nos estágios anteriores. “Acredita-se que o sono REM é fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e a capacidade de aprender, além de proporcionar bem-estar”, diz o artigo do Instituto do Sono.


O QUE SÃO OS SONHOS?


"O sonho traz mensagem do nosso inconsciente, conteúdos que a gente precisa se defrontar, que falam da nossa vida, mas que por algum motivo eles não estão na consciência, ou porque são reprimidos ou porque tem conteúdo que gente não se dá conta", explicou a psicoterapeuta Leonor Guimarães.


A profissional conta que “cada perspectiva” vai ter um significado para o sonho, de acordo com suas bases, relembrando ainda que o sonhar, por estar no “campo do mistério”, é trabalhado desde a antiguidade, como no Egito antigo, nas próprias passagens da Bíblia, bem como interpretações de sonhos em tribos indígenas dos Estados Unidos e em civilizações africanas.


Do ponto de vista neurológico, os sonhos acabam servindo como uma proteção para o sono, de modo que o indivíduo não acorde facilmente.


"[Sonhos] são mensagens do nosso inconsciente para um equilíbrio entre a consciência e o inconsciente para o equilíbrio"

 
O astrólogo e numerólogo Yub Miranda, do site Personare, traz uma visão parecida da concepção do que é o sonho. "É nosso melhor amigo. Ele é a manifestação pura da natureza e mostra quem a gente é, como a vida é como a gente tem se conduzido e o quê que a gente deve fazer", afirmou.

SIGNIFICADO DOS SONHOS?


Leonor, que trabalha na linha da psicanálise clínica Junguiana, afirma que essas “mensagens” transmitidas em sonhos podem ser vindas do inconsciente, mesmo “resquícios do dia”.


“Tenho uma prova para fazer amanhã, eu vou sonhar com essa prova porque estou preocupada, isso está na minha psyché. Eu tenho alguém adoecido na família, vou sonhar com a doença", pontuou.


E sobre aqueles pesadelos ou sonhos mirabolantes? Ela aponta que os pesadelos “trazem símbolos que são assustadores para aquele sujeito e aí ele que tem que analisar porque aqueles símbolos são assustadores para essa pessoa”. Já aqueles sonhos “sem pé e nem cabeça”, Leonor traz que o ato de sonhar não é uma sequência contínua ou lógica, por isso você pode sonhar que está conversando e, do nada, estar nadando, por exemplo.


Na psicanálise clínica, um determinado significado de sonho tem muito mais a ver com o sonhador do que algum outro tema. “Os símbolos do sonho são do sujeito, então a gente não necessariamente interpreta os sonhos, a gente vai analisar o sonho junto com o sonhador”, completou.


Sobre esquecer os sonhos com certa frequência, a psicanalista recomenda que se anote ao acordar, seja em um celular ou bloco de texto, para que se consiga retomar àquela “versão”, uma vez que “nunca se tem o sonho na prática”, e que a integralidade do sonho, brinca a profissional, só pode ser encontrada no filme de “A Origem”, de Christopher Nolan, estrelado por Leonardo DiCaprio.


Divulgação/Warner Bros.


Yub ainda ilustrou uma situação em que os sonhos funcionam como esse "melhor amigo". "A gente está passando por uma situação no trabalho, que está ruim. A gente está insatisfeito e a gente vai e sonha que está no ambiente de trabalho e nesse sonho a gente está vomitando. Ou seja, a gente não está digerindo muito bem aquele ambiente do trabalho, não está nos nutrindo, muito pelo contrário, está nos fazendo mal, por isso que a gente metaforicamente está vomitando", diz o astrólogo.

O especialista conta ainda que não se pode atribuir um significado único para um determinado símbolo de um sonho e que nem sempre sonhar com cobra é sinônimo de falsidade ou traição, ou que sapos podem significar que alguém fez um feitiço contra você.


"É importante não se ater ao literal, os símbolos devem ser lidos metaforicamente. Se você sonha matando seu pai, e foca no literal, a gente perde a mensagem, perde o conteúdo e o valor daquela metáfora, que pode ser uma mensagem de independência familiar, de desapego", afirma Yub.


OS ANIMAIS SONHAM?


Quem tem ou já teve algum pet pode ter percebido que seus bichinhos se mexem involuntariamente durante um cochilo. Pesquisas investigam que há características do sono REM humano semelhantes em animais. Uma matéria publicada na BBC traz casos de pesquisas que mostram observações sobre o sono de vários animais, como polvos, aranhas e marsupiais (como o canguru).


Uma pesquisa com ratos feita pelo Instituto Max Planck de Inteligência Biológica em Munique com a Universidade de Medicina de Göttingen monitorou a atividade elétrica cerebral de ratos adormecidos que tinham percorrido um labirinto. O estudo percebeu um disparo de neurônios que estão ligados à direção da cabeça, como se ainda estivessem no labirinto, ainda que não estivessem mais em movimento.


Também foi observada atividade em neurônios associados ao movimento ocular. A combinação sugere que os ratos podem ter tido uma experiência onírica em que examinavam o ambiente, segundo afirmou a cientista do sono Gianina Ungurean, considerando a possibilidade de que o sonho seja real em animais.


Ilustrativa/Pexels


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.