Esportes

A Bahia no Pan: estado é promessa de medalhas para o Brasil em Santiago 2023

O Aratu On Explica de hoje lista os atletas baianos com maior potencial para a conquista de medalhas no Pan 2023

Por Da Redação

A Bahia no Pan: estado é promessa de medalhas para o Brasil em Santiago 2023
Para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começam nesta quinta-feira (20/10), o Brasil - ao lado de Estados Unidos, Canadá e Cuba - é um dos países favoritos a levar o maior número de medalhas nas disputas esportivas. E dentro deste cenário, a Bahia é um dos estados com maior potencial em entregar conquistas relevantes no evento a ser disputado na capital chilena.
Dito isso, o Aratu On Explica de hoje lista os atletas baianos com maior potencial para a conquista de medalhas no Pan 2023:

Ana Marcela Cunha (maratona aquática)
Multicampeã, medalhista Sul-Americana, Pan-Americana e Olímpica, Ana Marcela Cunha é considerada uma das atletas mais vitoriosas da história do esporte brasileiro. Natural de Salvador, a nadadora já venceu sete mundiais, com duas pratas e cinco bronzes. Também conquistou o ouro em cinco edições dos Jogos Sul-Americanos, no Pan-Americano de Lima 2019 e nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Chega ao Pan como favorita e esperança de medalha ao Brasil na modalidade.

Isaquias Queiroz (canoagem velocidade)
O grande nome da canoagem de velocidade brasileira e mundial, o ubaitabense Isaquias Queiroz tem tudo para conquistar o tricampeonato pan-americano em Santiago 2023. Em Toronto 2015, levou o ouro na categoria C-1 1000 e C-1 200, além da prata no C-2 1000. Já em Lima 2019, conquistou a primeira posição no C-1 1000. Agora, chega a Santiago 2023 depois de faturar o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio pelo C-1 1000 e querendo se recuperar da má atuação realizada no Mundial deste ano.

Paola Reis (BMX Racing)
Com apenas 24 anos, a baiana desponta como uma das maiores atletas do país no BMX Racing, disciplina do Ciclismo Olímpico. Depois da prata em Lima 2019, Paola quer agora a conquista do ouro no evento esportivo e tem pela frente uma grande pedreira: a colombiana Mariana Pajón bicampeã olímpica e pan-americana, além de hexa mundial. No Brasil, Paola é sete vezes campeã nacional e segue na liderança da vaga do país nos Jogos de Paris 2024.

Wanderley “Holyfield” e Keno Marley (boxe)
Desde o Pan de 1995, em Mar del Plata, a Bahia vem conquistando medalhas no boxe pan-americano. Inclusive, são do estado os últimos ouros do país nesta modalidade, com Pedro Lima e Bia Ferreira. Para a edição de Santiago, o estado vai com força total no masculino e no feminino. E entre os homens, os representantes são Keno Marley e Wanderley Holyfield
Prata no Pan de Lima, Prata no Mundial de 2021 e Bicampeão continental de Boxe, o peso pesado Keno Marley Machado quer repetir o ouro conquistado nos Jogos da Juventude de 2018, o que também valerá a classificação para os Jogos de Paris. Além dele, a Bahia conta com o atual vice-campeão mundial do peso médio, Wanderley “Holyfield” Pereira. O tricampeão nacional e campeão sul-americano também luta por vaga para a Olimpíada e desponta como um dos favoritos ao pódio.

Bia Ferreira, Tatiana Chagas, Bárbara Santos e Viviane Pereira (boxe)
Se no masculino o nosso estado está bem representado por dois atletas de ponta, o boxe feminino vem com quatro atletas que estão com fome de medalha para os Jogos de Santiago 2023. Bia Ferreira carrega no currículo o ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2018 e no Pan-Americano de Lima 2019, além do título mundial do mesmo ano, na Rússia. Nos Jogos de Tóquio, levou a prata e segue como o maior nome do país no peso leve.
Além de Bia, o estado levará a capital chilena mais três pugilistas com chance de medalha. São elas: Tatiana Chagas, Campeã Sul-Americana, Internacional e Tetra brasileira; Bárbara Santos, Prata no Mundial Militar, Ouro Continental, Tetracampeã Brasileira, vencedora do Grand Prix e Sul-Americano; Viviane Pereira, Campeã Brasileira e Prata no Golden Belt de Marrakech

Guilherme Caribé (natação)
Considerado a grande promessa da natação brasileira, o baiano de apenas 20 anos atua pelo Flamengo, treina em uma universidade norte-americana e coleciona recordes nacionais. Depois de vencer todas as provas nas categorias de base, estreou no profissional e já levou um brasileiro nos 100m, ficando em segundo nos 50m. 

Celine Bispo (natação)
Se Caribé desponta na natação brasileira masculina, Celine Bispo é o grande nome da Bahia entre as nadadoras. Revelação do Troféu Brasil de 2023, com um ouro nos 50m borboleta, um bronze nos 100m borboleta e um quarto lugar nos 100m livre, Celine representou o país no Mundial de Fukuoka e no Mundial Júnior de Netanya, em Israel. Agora, vai para o Jogos de Santiago com sede de conquistar sua primeira medalha pelo Pan-Americano.

Juliana Duque e Rafael Martins
Tricampeã Mundial, campeã sul-americana e brasileira da classe Snipe, Juliana Duque também compete ao lado do marido, Rafael Martins, conquistando o bicampeonato da classe mista de Snipe e o ouro nos Jogos Sul-Americanos. Em 2019, a dupla foi bronze no Pan de Lima e agora retornam para Santiago em busca de um inédito ouro na competição. Além disso, os dois brigam por uma vaga olímpica na classe 470 mista, competindo para a modalidade que estreará em Paris 2024.
LEIA MAIS: Aratu On Explica: o que são os Jogos Pan-Americanos?
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.