Esportes

Surfe: juiz australiano é afastado da olimpíada após denúncia de Pedro Scooby

Ben Lowe foi afastado após acusações de parcialidade; ele teria prejudicado brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021

Por Juana Castro

Surfe: juiz australiano é afastado da olimpíada após denúncia de Pedro ScoobyReprodução/Instagram

A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou nesta quinta-feira (1/8) a suspensão do juiz australiano Ben Lowe das Olimpíadas de Paris 2024. A decisão veio após acusações do surfista, comentarista e influenciador Pedro Scooby, que alegou que Lowe teria prejudicado o brasileiro Gabriel Medina ao diminuir suas notas.


Scooby também divulgou uma foto (abaixo) de Lowe ao lado de Ethan Ewing, possível rival de Medina na semifinal da competição em Teahupo’o, no Taiti, levantando ainda mais suspeitas sobre a imparcialidade do juiz.



LEIA O COMUNICADO OFICIAL DA ISA


A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.


É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.


Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.


Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas.


A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados.


O QUE FEZ PEDRO SCOOBY

Na última segunda-feira (29/7), a publicação da foto de Ben Lowe junto ao australiano Ethan Ewing gerou uma onda de críticas. Scooby relembrou a polêmica nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, quando Medina terminou na quarta posição, alegando que um juiz teria favorecido os adversários do brasileiro com notas mais altas.


“Lá em Tóquio, um juiz deu as notas mais altas para os adversários do Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal para o Comitê Olímpico Internacional (COI), e os caras não fizeram nada. Este cara está aqui [em Teahupo’o, no Taiti], de novo. Hoje, eu recebi uma foto dele abraçado com Ethan [Ewing], que é o cara que, se passar, e o Medina também passar, eles podem se enfrentar na semifinal”, declarou Scooby em suas redes sociais.


O brasileiro ainda comparou a situação com o clássico entre os times Flamengo e Fluminense, no futebol. “Eu fiquei pensando. Imagina o jogo FLA-FLU. E aí, um dia antes do FLA-FLU, o juiz vai encontrar o Gabigol. Tá de sacanagem? É uma entidade séria, é Olimpíada, não poderia acontecer. E só continuando aqui, os dois são australianos. O Ben Lowe e o Ethan Ewing”, completou o surfista.


Gabriel Medina voltará às águas de Teahupo’o às 20h (horário de Brasília) para disputar a terceira bateria, enfrentando o também brasileiro João Chianca nas quartas de final em busca de uma vaga na semifinal.


Ethan Ewing, por sua vez, competirá às 20h36 contra o também australiano Jack Robinson, disputando outra vaga na semifinal das Olimpíadas de Paris 2024.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.