Geral

Aprovação de Lula volta a crescer e chega a 51%, aponta pesquisa Atlas

Após queda, imagem do governo melhora no levantamento de abril; melhora no setor do agronegócio é destaque

Por Juana Castro

Aprovação de Lula volta a crescer e chega a 51%, aponta pesquisa AtlasArquivo/Ricardo Stuckert

A pesquisa de opinião Atlas/Intel, publicada nesta terça-feira (7/5), aponta o crescimento da aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), registrada em 51%, ante 47% da pesquisa anterior, de março. A desaprovação oscilou de 46% para 45%.


https://youtu.be/ZKJUS0q9RfE


Além da aprovação, o governo registrou melhora entre os eleitores que consideram o governo “bom ou ótimo”. Saiu de 38% para 43%. Assim, a quantidade de pessoas que consideram o governo positivo voltou a superar aqueles que consideram a gestão Lula “ruim ou péssima”, que manteve os mesmos 41% registrados da pesquisa publicada em março.



Nesta terça-feira (7), em entrevista a rádios durante o programa “Bom Dia, Presidente!”, transmitido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Lula voltou a minimizar resultados negativos ou menos expressivos das pesquisas de aprovação. Ele também reafirmou que pegou a casa “bagunçada” e que, até colocar em ordem, leva algum tempo.


O presidente também disse que não esqueceu as promessas de campanha e que, conforme for cumprindo os compromissos, a população passará a aprovar o governo.


Apesar de ter melhorado no geral, no comparativo por área de atuação, Lula só obteve aprovação nos setores de agricultura e educação. Desde a última pesquisa, o governo fez uma série de movimentos de aproximação ao agronegócio e anunciou a abertura de novos mercados no exterior, como no setor de carne bovina.


No começo do governo, o agronegócio era um dos setores que mais viam Lula com desconfiança, mas os movimentos recentes fizeram a aprovação crescer 4 pontos percentuais no segmento, atingindo 43% de avaliações entre boa e ótima. No entanto, 49% ainda consideram a atuação do governo ruim ou péssima no setor.


A população que ganha até R$ 2.000 (64%) e o Nordeste (68%) são os que registram maior aprovação do governo Lula. As mulheres também representam parcela importante da avaliação positiva do governo, 58,6%.


Já o maior índice de reprovação segue sendo entre o eleitorado evangélico, com 64%. Nesse público, 30% aprovam o governo. Entre as regiões do país com maior descontentamento com o governo está o Centro-Oeste com 59,5%. Segundo a pesquisa, 50,5% da região Sul, um dos grandes eleitorados de Jair Bolsonaro, aprova o governo.


A pesquisa Atlas/Intel mostra ainda os impactos da polarização nas eleições de 2022. Os números mostram que 94% dos eleitores de Jair Bolsonaro no segundo turno reprovam o governo, enquanto 92% dos que votaram no petista apoiam a gestão Lula.


Na pesquisa por setores da política e da economia, as pessoas que participaram da pesquisa registraram mais críticas que elogios ao governo. Os pontos com maior diferença entre bom/ótimo e ruim/péssimo são os setores de segurança pública (22%), moradia e urbanização de favelas (17%) e política industrial e energética (19%).



Apesar do desempenho apontado como negativo na maioria das áreas, a população avalia que o governo Lula é melhor do que o governo Jair Bolsonaro em praticamente todas as áreas especialmente nos setores de turismo, cultura e eventos (17%), direitos humanos e igualdade racial (17%) e investimentos em infraestrutura e obras (14%).



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.