Geral

Associação Baiana dos Produtores de Algodão promove imersão de estudantes de jornalismo na cotonicultura

No total, 64 estudantes de seis instituições baianas participaram de ação no Oeste da Bahia

Por Da Redação

Associação Baiana dos Produtores de Algodão promove imersão de estudantes de jornalismo na cotoniculturaDivulgação/Abapa
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), promoveu nos dias 28 e 29 de agosto um ciclo de palestras e visitas técnicas para 64 estudantes do curso de jornalismo de seis instituições da Bahia: Unijorge, Unifacs, UniFTC, Unime, UFBA e UESB. A ação, que integra o “Prêmio Abapa de Jornalismo 2023”, ofereceu aos participantes uma visão mais aproximada do que é a cotonicultura e como é praticada na região Oeste da Bahia.
Em entrevista ao Aratu On, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, afirmou que o ciclo de palestras é uma oportunidade para se mostrar a realidade do agronegócio baiano e desmitificar um pouco a imagem que se tem.
“É [importante] dar oportunidade para as pessoas. Você nunca imaginou que 64 pessoas tivessem a chance de estar aqui conhecendo a nossa realidade. Depois, eu destacaria que é importante comunicar, comunicar a verdade, o que está acontecendo aqui, pois tem muita desinformação circulando e nós queremos que se propague a informação verdadeira”, contou Bergamaschi.

Dênis Bastystonne/Grupo Aratu


Ao longo dos dois dias, os estudantes e alguns professores convidados puderam se aprofundar na cadeia produtiva do algodão na região de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, por meio de palestras e visitas técnicas onde o agronegócio ganha forma, como a Fazenda Santa Isabel, do Grupo Franciosi, e a Icofort, uma empresa que faz o processamento do caroço do algodão e o transforma em outros produtos como óleo e ração animal.
DA CIDADE PARA O CAMPO
Vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, contou a visão da Associação com a realização do Prêmio de Jornalismo e o impacto disso na formação dos estudantes. “Os estudantes, muitas vezes, desconhecem o que acontece em seu próprio estado e nós precisamos nos apresentar e ouvir o que eles pensam”. Segundo Zanotto, o Prêmio Abapa de Jornalismo é uma oportunidade de reduzir distâncias entre campo e  cidade, “realidades que não são opostas, mas complementares”.
Estudante da Unijorge e Trainee do Aratu On, o repórter Lucas Pereira destacou que a cotonicultura na Bahia pode ser mais explorada pelo jornalismo. “É surpreendente o tamanho de toda essa cadeia envolvendo a produção de algodão, desde a plantação até os processos finais. Poder acompanhar isso nesses dois dias é um privilégio enorme e, certamente, me fez ter uma nova dimensão do agronegócio, principalmente do que se faz em nosso estado”, afirmou.
O PRÊMIO
Em sua terceira edição, o Prêmio Abapa de Jornalismo tem por objetivo reconhecer os profissionais de imprensa que trabalham na cobertura da cotonicultura baiana, assim como fomentar o interesse de estudantes de jornalismo por este agronegócio, no qual a Bahia se destaca como o segundo maior produtor nacional. A iniciativa totaliza R$ 81 mil, distribuídos em materiais nas categorias “texto” e “vídeo”. Os detalhes do concurso podem ser encontrados no edital disponibilizado no site da Abapa e a cerimônia de premiação acontece no dia 28 de novembro.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.