Fundação lança projeto milionário para ajudar mulheres na Bahia; saiba como participar
Os projetos podem fazer parte das temáticas nos setores de biotecnologia, genética, tecnologia social, de inovação, dentre outros. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de julho de 2021.
Com o objetivo de investir em ideias inovadoras e incentivar a produção de ciência, tecnologia e inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fabesp) irá lançar, nesta sexta-feira (28/5), às 14h, em evento virtual transmitido pelo Youtube, o Edital Inventiva. O projeto tem foco em apoiar projetos de mulheres inovadoras da Bahia.
Para isso, a Fapesb pretende investir mais de R$ 1,6 mihãono projeto. Para participar, é necessário acessar o edital, disponível no site. Os projetos podem fazer parte das temáticas nos setores de biotecnologia, genética, tecnologia social, de inovação, dentre outros. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de julho de 2021.
“As mulheres sempre foram responsáveis por invenções de suma importância para a humanidade. Ao longo da história, podemos perceber o quanto essas inovações mudaram a vida de tantas pessoas”, afirmou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro.
Um importante exemplo, segundo Adélia, é a jovem baiana Anna Luísa Beserra, que desenvolveu o projeto chamado Aqualuz, a fim de auxiliar no enfretamento da seca em regiões como o semiárido Nordestino e a combater doenças causadas por água contaminada. Ela tornou-se a primeira brasileira a ganhar o Jovens Campeões da Terra, principal premiação da ONU para pessoas entre 18 e 30 anos, que desenvolvem trabalhos relacionados à melhoria do meio ambiente.
A baiana Jaqueline Goes também é um dos nomes mais lembrados nos dias atuais, graças à sua pesquisa que possibilitou o sequenciamento do primeiro genoma do coronavírus em território brasileiro. Foram necessárias apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso da doença no país para que Jaqueline e demais pesquisadores concluíssem este trabalho.
“Estamos muito felizes em lançar o Edital Inventiva e temos a certeza de que ações como essa estimulam o caráter inovador da nossa sociedade, principalmente, neste caso específico, das mulheres pesquisadoras da nossa Bahia, que, ao longo dos anos, vem contribuindo para o avanço de diversas áreas do conhecimento com pesquisas, soluções e invenções em prol de toda a sociedade”, pontuou o diretor Geral da Fapesb, Márcio Costa.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.