Geral

IBGE inicia Censo 2022 após dois anos de atraso; Bolsonaro foi o primeiro entrevistado

O estudo contará com investigações inéditas, como o retrato das 5.972 comunidades quilombolas em questões envolvendo recursos naturais, educação, hábitos e saúde.

Por Da Redação

IBGE inicia Censo 2022 após dois anos de atraso; Bolsonaro foi o primeiro entrevistadoAgência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia, nesta segunda-feira (1/8), o Censo 2022, que contará com visitas a mais de 75 milhões de domicílios brasileiros. A nova edição do estudo demográfico, que ocorre de dez em dez anos, foi adiada duas vezes: primeiro por conta da pandemia de Covid-19 e depois por dificuldades orçamentárias. 


Segundo o IBGE, além saber o tamanho da população, estimada em 215 milhões de habitantes, o Censo irá trazer um relatório detalhado dos brasileiros, mostrando as principais caraterísticas socioeconômicas, como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outros.


Além disso, o estudo contará com investigações inéditas, como o retrato das 5.972 comunidades quilombolas em questões envolvendo recursos naturais, educação, hábitos e saúde. Em todas as localidades, os recenseadores realizarão uma reunião de abordagem com a liderança comunitária antes de iniciar a coleta de dados.


No geral, o Censo englobará um questionário ampliado com 77 perguntas -- aplicado em 11% dos domicílios -- e um questionário simplificado com 26 questões - aplicado em 89% das residências. Os dados levantados poderão subsidiar a formulação de melhores políticas públicas em áreas urbanas, melhorando a qualidade de vida da população. 


Por tradição, o primeiro entrevistado pelos recenseadores do IBGE é o presidente da República. Veja como foi a visita ao presidente Jair Bolsonaro:



LEIA MAIS: Com Auxílio Brasil, "pobre come picanha, sim, senhor", diz João Roma em vídeo que promove campanha 



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.