Justiça aceita, e Maurício Barbosa volta ao cargo de delegado da Polícia Federal após 10 meses
O STJ acatou um pedido de revogação das medidas cautelares de afastamento, que eram válidas pelo período de um ano.
A Justiça autorizou a volta de Maurício Barbosa e Gabriela Macedo aos cargos de delegados da Polícia Federal e Polícia Civil, respectivamente. A informação foi confirmada ao Aratu On nesta quinta-feira (14/10) por Thales Habib, advogado do ex-secretário da Segurança Pública.
Segundo ele, o Superior Tribunal de Justiça, por meio do ministro Og Fernandes, acatou um pedido de revogação das medidas cautelares de afastamento, que eram válidas pelo período de um ano. Na prática, ele não volta à SSP, já que a pasta agora é comandada pelo juiz federal Ricardo Mandarino.
Maurício e Gabriela, que era sua chefe de gabinete, estavam afastados desde dezembro de 2020 por conta da Operação Faroeste - que apura a existência de suposto esquema de venda de decisões no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) com o envolvimento de desembargadores e outras figuras do direito -.
Uma delação da desembargadora Sandra Inês Moraes Ruscolelli Azevedo, assinada em maio, citou duas vezes o nome do então titular da SSP. Barbosa seria "muito amigo" da desembargadora Maria do Socorro, presa, e teria auxiliado na criação do chamado Gabinete de Segurança Institucional - utilizado para "coerção e coação contra quem afrontava os interesses do grupo criminoso".
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.