Pix Cobrança: novo pagamento que substituirá boletos já está em funcionamento; veja como usar
Serviço permitirá a inclusão de juros, multas e descontos, semelhante ao anterior.
A partir desta sexta-feira (14/5), os bancos e as demais instituições financeiras que aderiram ao Pix, serviço de pagamento instantâneo do Banco Central (BC) que já é usado para transferência entre pessoas, passarão a oferecer o Pix Cobrança. O serviço é semelhante ao boleto bancário, mas permite o pagamento imediato a empresas e prestadores de serviços por meio do QR Code - nos boletos, a cobrança era feita apenas em dias úteis em horário comercial.
O novo pagamento permitirá a inclusão de juros, multas e descontos, semelhante ao anterior. Bastará o cliente abrir o aplicativo da instituição financeira, fotografar o código QR com a câmera do celular e fazer o pagamento pelo Pix com a data atual, com encargos e abatimentos calculados.
LEIA MAIS: Marco Legal de CT&I é atualizado para ajudar pesquisadores e empreendores a desenvolverem ideias
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
O BC alerta que o serviço ainda não permitirá agendar vencimentos futuros, mas esta função será oferecida a partir do primeiro dia de junho, tempo em que banco acredita que as instituições financeiras já estejam adaptadas ao serviço. Em menos de seis meses, 73% das pessoas que cadastraram uma chave Pix já a usaram ao menos uma vez. Entre as pessoas jurídicas, a adesão chegou a 85%.