Tenho diabetes, o que fazer? Nutricionista explica mitos e verdades sobre a alimentação restritiva
Apesar de ser uma doença bastante presença na população mundial, muitas dúvidas e mitos ainda estão presentes na sociedade, como a crença de a dieta de um diabético não precisa ser tão restritiva como se supõe
O Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF) diz que o Brasil é o 5º país em incidência desta doença em todo o mundo. Além de ficar atento às complicações da enfermidade e, em alguns casos, tomar medicação como parte do tratamento, o portador da diabetes precisa fazer alguns ajustes na alimentação para viver de forma segura com esse problema.
Apesar de ser uma doença bastante presença na população mundial, muitas dúvidas e mitos ainda estão presentes na sociedade, como a crença de a dieta de um diabético não precisa ser tão restritiva como se supõe. Para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a dieta desta doença, a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador (UNINASSAU) Salvador, Priscilla Moreira, respondeu algumas perguntas sobre os principais mitos e verdades da alimentação de um diabético. Confira abaixo:
A diabetes é causada pela má alimentação?
Depende. Existem alguns tipos de diabetes, os mais comuns são diabetes tipo 1 e 2. O tipo 1 não tem relação com a alimentação. Neste caso, o pâncreas não consegue produzir a insulina que é responsável por retirar o açúcar do sangue e colocar dentro da célula.
O diabetes tipo 2 tem relação com a alimentação, embora a má alimentação não seja a causa direta. Uma pessoa que se alimenta com uma dieta rica em açúcar e pobre em fibras tem maior risco de desenvolver diabetes ao longo dos anos, pois há um processo de insensibilidade das células a ação da insulina.
Quem tem diabetes não pode comer açúcar?
Mito. Pode comer sim, mas em quantidades mais limitadas. É possível usar estratégias nutricionais para reduzir o efeito do açúcar no aumento da glicemia. Para isso, deve-se consultar um nutricionista.
Os adoçantes estão liberados?
Depende. Tudo em excesso não é bom. Os adoçantes podem até ser usados, mas com moderação. O ideal é utilizar os mais naturais, como aqueles derivados da folha da Stevia.
Alimentos diet ou light podem ser consumidos indiscriminadamente?
Depende. Não é recomendado o consumo indiscriminado de produtos diet e light, por se tratar de alimentos industrializados. O consumo deve ser limitado. A preferência sempre são alimentos in natura.
As frutas estão liberadas?
Verdade. As frutas podem ser consumidas diariamente, porém, é recomendado o consumo de pequenas porções ao longo do dia e de preferência acompanhadas por fontes de fibra como aveia, linhaça e chia.
Quem tem diabetes tem mais facilidade de pegar outras doenças?
Verdade. Infelizmente, sim. A diabetes pode aumentar o risco de doenças cardíaca, circulatória, renal, ocular e nervosa. Por isso, é muito importante manter os níveis de açúcar controlados.
A alimentação de um diabético precisa ser muito diferente de uma pessoa que não possui a doença?
Mito. A alimentação de uma pessoa com diabetes é igual a alimentação de qualquer pessoa que busca uma alimentação saudável. As refeições devem ter baixo consumo de açúcar e a presença de raízes, tubérculos, frutas, verduras e fibras todos os dias e em todas as refeições (se possível). Além disso, é importante priorizar o consumo de carnes brancas.
Essa é a base de uma alimentação que mantém não apenas os níveis de açúcar normais no sangue, mas auxilia na redução de doenças cardiometabólicas como um tempo. Além de se alimentar adequadamente, é muito importante praticar exercícios físicos regularmente.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!