Interior

Tragédia das chuvas na Bahia provocaram pessoas pedindo água de caminhão para beber e cenário de guerra: ministro dá relato

São 165 cidades afetadas, com 153 em estado de emergência reconhecida pelo governador Rui Costa (PT)

Por Matheus Caldas

Tragédia das chuvas na Bahia provocaram pessoas pedindo água de caminhão para beber e cenário de guerra: ministro dá relatoFernando Vivas/GOVBA

O ministro da Cidadania, João Roma, deu nesta segunda-feira (3/1) um relato sobre o que viu nos últimos dias nas cidades da Bahia afetadas pelas fortes chuvas que caíram em dezembro do ano passado. Segundo ele, o cenário em municípios como Jiquiriçá e Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, a 258 km de Salvador, é semelhante ao de uma guerra. 


“Um munícipe vizinho, que foi ao lado levar um carro-pipa, ficou tão impressionado que disse: 'pensei que minha cidade estava em uma situação tuim, mas a realidade de Ubaíra e Jiquiriçá era de cenários de guerra'. As pessoas na rua pedindo para pegar um pouco de água do carro-pipa para poder beber, porque o que tinha era só fedor e lama por toda a cidade”, lamentou, durante pronunciamento de detalhamento do envio de profissionais do programa Mais Médicos para cidades impactadas pelos desastres. 


“Na sexta-feira, eu estive no Vale do Jiquiriçá, e eu vi a cidade praticamente destruída. A casa que não tinha caído tinha chegado água no teto. As pessoas simplesmente perderam tudo”, complementou.


Roma ainda falou sobre as dificuldades operacionais para implementar ações em diversas regiões da Bahia. Inicialmente, os impactos foram observados no Extremo Sul. Num segundo momento, as chuvas se alastraram por diferentes pontos do estado.


“O que ocorreu na Bahia nesse final do mês de dezembro foi uma calamidade de grandes proporções, tanto que chega a uma área de mais de 600 km dentro das áreas que estão em calamidade. Então, é uma vasta extensão”, lamentou. “Uma coisa é quando há calamidade no rompimento em um município, outra é quando supera mais de 130 municípios e se estende a outros estados”, acrescentou.


Segundo boletim emitido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), no domingo (2/1), são 32.594 desabrigados, 57.451 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chega a 661.508 pessoas. São 165 cidades afetadas, com 153 em estado de emergência reconhecida pelo governador Rui Costa (PT). 


LEIA MAIS: Hospital detalha estado de saúde de Bolsonaro; médico que cuida do presidente após facada está fora do país


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.