Política

Após operação da Polícia Federal, PSD recomenda que Bento Lima retire candidatura a prefeito de Ilhéus

Candidato e o atual prefeito, Mário Alexandre, foram alvos de mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira

Por Da Redação

Após operação da Polícia Federal, PSD recomenda que Bento Lima retire candidatura a prefeito de IlhéusFoto: Ilhéus Eventos
O Partido Social Democrático (PSD) deve recomendar que Bento Lima retire a candidatura à prefeitura de Ilhéus, no sul baiano, após ele ser alvo de um mandado de busca e apreensão por meio da Operação Barganha, deflagrada na manhã desta quinta-feira (26), pela Polícia Federal. A ação, que tem o objetivo de combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em contratos da prefeitura, inclui ainda o atual prefeito da cidade, Mário Alexandre, o Marão, também do PSD, que apoia a candidatura de Bento Lima.
Em nota emitida na tarde desta quinta, o partido afirmou que vai iniciar uma investigação interna para apurar o caso. Confira na íntegra:
“O Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD) está atento às recentes publicações na imprensa que noticiam a operação da Polícia Federal em Ilhéus, a qual incluiria o candidato a prefeito, Bento Lima, do PSD, entre os investigados. O partido comunica que, conforme previsto em seu estatuto e em consonância com os valores de sua constituição, irá instaurar um procedimento interno para a devida apuração dos fatos. Esse processo seguirá os princípios da ampla defesa e do contraditório, e, ao final, será tomada uma decisão quanto à permanência ou não de Bento Lima como filiado e candidato a prefeito pelo partido.
Em consideração às evidências apresentadas até o momento na investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA avalia que será prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus. Tal orientação é dada em respeito aos valores defendidos pelo partido, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, preservando assim a integridade dos princípios do PSD”.
Uma pessoa ligada ao PSD informou ao Aratu On que a orientação sobre a retirada da candidatura teria sido feita pelo líder do partido no Senado, Otto Alencar. Por isso, internamente, acredita-se que Bento Lima deve obedecer a orientação partidária. Caso ele seguisse com a campanha, ela poderia ser esvaziada nestes últimos dias antes da eleição, marcada para 6 de outubro.
O CASO
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (26/9) a Operação Barganha, com o objetivo de combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em contratos da Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia. Dentre os alvos do mandado de busca e apreensão, estão o prefeito Mário Alexandre (PSD), o Marão, e o candidato apoiado por ele à prefeitura, Bento Lima (PSD).
As investigações indicam a existência de um esquema de pagamento de propina a agentes públicos para favorecer empresas em licitações municipais. Segundo a PF, os acordos eram feitos antes mesmo das concorrências, garantindo que determinadas empresas saíssem vencedoras.
Além do direcionamento das licitações, foram identificados superfaturamento em contratos, fraude documental, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os contratos sob investigação somam mais de R$ 45 milhões, com desvios de recursos em áreas essenciais como saúde, educação e limpeza urbana.
Ao todo, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, conforme determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Também foram autorizadas quebras de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos, além da apreensão de valores.
Os investigados poderão responder por crimes como frustração do caráter competitivo de licitações, fraude, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. O nome da operação faz alusão à troca de vantagens ilícitas entre empresários e agentes públicos, beneficiando ambos em prejuízo aos cofres públicos.
Por meio de nota, a Prefeitura de Ilhéus reiterou “sua confiança nas instituições e no devido processo legal, permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários”. Além disso, a gestão municipal disse que “situações como essa contribuem para que os fatos sejam devidamente esclarecidos, reforçando o compromisso da administração com a transparência e a justiça”, reforçando ainda sua postura em colaborar com as autoridades. Marão e Bento Lima ainda não se pronunciaram.
LEIA MAIS: Solla critica aumento de verbas para emendas e chama Lira de ‘primeiro-ministro informal’
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.