Política

Arthur do Val se antecipa à cassação e renuncia a mandato de deputado estadual após dizer que ucranianas “são fáceis porque são pobres”

Apesar de renunciar ao cargo, o processo seguirá correndo normalmente e, caso venha a ser condenado, Athur pode ficar inelegível por oito anos. 

Por Da Redação

Arthur do Val se antecipa à cassação e renuncia a mandato de deputado estadual após dizer que ucranianas “são fáceis porque são pobres” reprodução/instagram/@arthurmoledoval

Arthur do Val (União Brasil), conhecido como “Mamãe Falei", não é mais deputado estadual em São Paulo. O agora ex-parlamentar resolveu renunciar ao cargo nesta quarta-feira (20/4).


Ele está sob processo de cassação na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) após ter áudios contendo falas machistas e sexistas vazados nas redes sociais. Nos áudios enviados para grupos de amigos no dia quatro de março, "Mamãe Falei" diz que as refugiadas ucranianas “são fáceis, porque elas são pobres”.


LEIA MAIS: “São fáceis porque são pobres”: Declaração do deputado Arthur do Val sobre mulheres ucranianas repercute após áudios vazados


Ele foi à Ucrânia em meio ao conflito instaurado no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais onde estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para o combate contra os Russos. Enquanto deixava o país, ele enviou o áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. 


LEIA MAIS: Após falas “gravíssimas e inaceitáveis” sobre as ucranianas, deputado do Podemos pode ter mandato cassado


Com a viralização dos áudios, já no seu desembarque ao Brasil, Arthur concedeu uma entrevista para a imprensa buscando se justificar. Apesar disso, foi aberto um inquérito na Alesp por quebra de decoro parlamentar. 


“Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus vetos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos", diz ele por meio de nota.


Ainda na nota, Arthur diz que está sendo “vítima de um processo injusto e arbitrário" pelos deputados da Alesp por conta de “uma perseguição política”. 


No último dia 12 de abril, o pedido de cassação do mandato foi aprovado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp. O caso vai seguir para a Mesa Diretora da Casa, onde para ser votada, precisa antes entrar na pauta de discussões.



‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.