Gilmar Mendes rebate ministro após ele dizer que o governo não tem autoridade para combater pandemia; "fake news"
"Todos os níveis do govero são responsáveis pelo desastre que estamos encarando", completou
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chamou de “fake news” uma sequência de publicações feitas pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter, na noite de quarta-feira, (10/3), sobre a condução da pandemia no Brasil. Araújo tentou culpar o STF pela proporção da pandemia no Brasil, mas foi desmentido pelo magistrado.
O responsável pelas relações internacionais postou foto de uma matéria veiculada na rede americana CNN, que repercutia o “dia mais mortal” da Covid-19 no Brasil. Nas mensagens, em inglês, o chanceler repetiu a afirmação feita pelo presidente Jair Bolsonaro de que uma decisão da Corte tirou o poder do governo federal para determinar medidas de enfrentamento à Covid-19.
“A CNN entende tudo errado sobre Brasil e Covid. Aqui estão os fatos: após uma decisão da Suprema Corte [STF] de abril de 2020, os governadores estaduais - não o presidente - têm, na prática, toda autoridade para estabelecer/administrar todas as medidas de distanciamento social”, escreveu Araújo, em inglês. Depois, ele enumera valores que teriam sido repassados aos municipios e estados para controle da pandemia, além de citar o auxílio emergencial,
CNN gets it all wrong on Brazil and Covid.
Here are the facts:
•After a Supreme Court ruling of April 2020, State Governors -not the President- have, in practice, all authority to establish/manage all social distancing measures.
•President Bolsonaro sent US$ 98 billion to...> pic.twitter.com/JDtNUqlIii
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) March 10, 2021
O magistrado respondeu ao comentário, também em inglês, dizendo que era “fake news”. "FAKE NEWS! Aqui está o fato real: a Suprema Corte [STF] decidiu que as administrações Federal, Estadual e Municipal têm autoridade para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis do govero são responsáveis pelo desastre que estamos encarando".
FAKE NEWS! Here is the real fact: the Brazilian Supreme Court ruled that Federal, State and Municipal administrations have the authority to adopt social distancing measures. All levels of Government are accountable for the disaster we are facing. https://t.co/KY8dB2xbsz
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) March 11, 2021
Na manhã desta quinta-feira (11/3), Araújo fez sua réplica. "Leia de novo, por favor. Eu disse 'após uma decisão da Suprema Corte' que significa 'como consequência de', não 'como literalmente declarado em'. E eu disse 'na prática', indicando o efeito da decisão na vida real. Na prática, os governadores tomaram todas as medidas que desejavam e o governo federal paga a conta", comentou, ainda em inglês.
Read again please
I said “after a Supreme Court ruling” meaning “as a consequence of”, not “as literally stated in”.
And I said “in practice”, indicating the real-life effect of the ruling.
In practice, governors have taken all the measures they wanted & the Fed gov pays the bill https://t.co/ePGRxhD1Rj
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) March 11, 2021
Até o momento desta publicação, Gilmar Mendes não havia voltado a se pronunciar sobre o tema.
LEIA MAIS: "Enfiem a máscara no rabo", diz Eduardo Bolsonaro durante transmissão nas redes sociais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.