Política

Gilmar Mendes rebate ministro após ele dizer que o governo não tem autoridade para combater pandemia; "fake news"

"Todos os níveis do govero são responsáveis pelo desastre que estamos encarando", completou

Por Da Redação

Gilmar Mendes rebate ministro após ele dizer que o governo não tem autoridade para combater pandemia; "fake news"Agência Brasil/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chamou de “fake news” uma sequência de publicações feitas pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter, na noite de quarta-feira, (10/3), sobre a condução da pandemia no Brasil. Araújo tentou culpar o STF pela proporção da pandemia no Brasil, mas foi desmentido pelo magistrado.


O responsável pelas relações internacionais postou foto de uma matéria veiculada na rede americana CNN, que repercutia o “dia mais mortal” da Covid-19 no Brasil. Nas mensagens, em inglês, o chanceler repetiu a afirmação feita pelo presidente Jair Bolsonaro de que uma decisão da Corte tirou o poder do governo federal para determinar medidas de enfrentamento à Covid-19. 


“A CNN entende tudo errado sobre Brasil e Covid. Aqui estão os fatos: após uma decisão da Suprema Corte [STF] de abril de 2020, os governadores estaduais - não o presidente - têm, na prática, toda autoridade para estabelecer/administrar todas as medidas de distanciamento social”, escreveu Araújo, em inglês. Depois, ele enumera valores que teriam sido repassados aos municipios e estados para controle da pandemia, além de citar o auxílio emergencial,




O magistrado respondeu ao comentário, também em inglês, dizendo que era “fake news”. "FAKE NEWS! Aqui está o fato real: a Suprema Corte [STF] decidiu que as administrações Federal, Estadual e Municipal têm autoridade para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis do govero são responsáveis pelo desastre que estamos encarando". 




Na manhã desta quinta-feira (11/3), Araújo fez sua réplica. "Leia de novo, por favor. Eu disse 'após uma decisão da Suprema Corte' que significa 'como consequência de', não 'como literalmente declarado em'. E eu disse 'na prática', indicando o efeito da decisão na vida real. Na prática, os governadores tomaram todas as medidas que desejavam e o governo federal paga a conta", comentou, ainda em inglês.




Até o momento desta publicação, Gilmar Mendes não havia voltado a se pronunciar sobre o tema. 


LEIA MAIS: "Enfiem a máscara no rabo", diz Eduardo Bolsonaro durante transmissão nas redes sociais 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.