Política

Plano de golpe: ex-comandante do Exército presta depoimento à PF nesta sexta-feira (1)

Por ser o último a depor, ele deve ser confrontado com as versões apresentadas pelos ex-comandantes da Marinha, Almir Garnier, e da Aeronáutica, Carlos Eduardo Baptista Júnior

Por Da Redação

Plano de golpe: ex-comandante do Exército presta depoimento à PF nesta sexta-feira (1)Romério Cunha/VPR
SBT News

A Polícia Federal (PF) pretende realizar na tarde desta sexta-feira (1/3) a oitiva do último ex-comandante das Forças Armadas envolvido em suposta trama golpista para manter no poder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Trata-se do general do Exército Marco Antônio Freire Gomes.


Por ser o último a depor, ele deve ser confrontado com as versões apresentadas pelos ex-comandantes da Marinha, Almir Garnier, e da Aeronáutica, Carlos Eduardo Baptista Júnior.


Em relatório da PF, Gomes era contrário à ideia de golpe e chegou a ser ofendido pelo general Walter Braga Netto, vice de Bolsonaro na disputa pela reeleição em 2022. Ele depõe na condição de testemunha.


“No entanto, considerando a posição de agentes garantidores, é necessário avançar na investigação para apurar uma possível conduta comissiva por omissão, pelo fato de terem tomado ciência dos atos que estavam sendo praticados para subverter o regime democrático”, afirma a Polícia Federal.


Diálogos investigados pela PF mostram que Freire Gomes recebeu informações do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, sobre o plano. São cinco áudios que, pela “análise dos dados e a contextualização, [...] indicam que as mensagens tinham como destinatário o então comandante do Exército”.


A operação Tempus Veritatis revelou que Jair Bolsonaro, ex-ministros de governo e membros oficiais do alto escalão militar chegaram a se reunir para falar da tentativa de golpe e chegaram a cogitar a prisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente à época do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e invalidar o resultado eleitoral de 2022.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.